.

.
.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Reportagem do 7.º Torneio de Veteranos Cidade de Fafe e 1.º Memorial Paulo Rocha

Texto e fotos: João Carlos Lopes 
(Agradecimento especial ao Ivo 
Borges pela cedência da sua 
Canon no 2.º dia do evento
NAMASTE BROTHER)

Quando o futebol reúne tanta gente e fica em segundo plano 


A 7.ª edição do Torneio de Veteranos Cidade de Fafe e 1.º Memorial Paulo Rocha, terminou carregado de emoção e simbolismo, com homenagens, presenças marcantes e um verdadeiro sentido de veteranismo e camaradagem que vai muito para além de uns simples pontapés na bola. 



Esta edição contou com a presença, além da equipa anfitriã, UD Fafe A60, das equipas dos Veteranos CD Salvaterrense, Sporting Clube Pinheiro Loures Veteranos, Veteranos do Estrela da Calheta, CD Mafra Veteranos e Casa do Benfica de Zurique. O pontapé de saída foi dado pelo vereador do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Martins e por essa ocasião foi cumprido um minuto de silêncio em memória de Paulo Rocha que era guarda-redes da colectividade falecido no ano passado, de morte súbita, quando participava num passeio de BTT. 


No primeiro dia, um choque entre jogadores do Salvaterrense e do Estrela da Calheta obrigou os atletas a serem transportados ao hospital por mera precaução, ainda que inicialmente, um deles tenha perdido os sentidos e tenha deixados os presentes estupefactos, o outro foi suturado com oito pontos na cabeça.

No plano competitivo, o menos importante, nesta reunião de veteranos de futebol, o CD Mafra e a UD Fafe A60 foram os finalistas depois de vencerem os respectivos grupos, tendo a vitória sorrido, na final, aos fafenses mesmo ao cair do pano, com um golo solitário marcado por Luís Mário.

De resto, todas as equipas visitantes elogiaram a excelência da organização e no almoço as equipas foram todas misturadas nas diversas mesas existentes por forma a fortalecer o convívio e promover o intercâmbio cultural. 


AS HOMENAGENS AO PAULO 

Foram muitas as homenagens prestadas a Paulo Rocha neste torneio, com a equipa do Estrela da Calheta a ser, apara além da UD Fafe, a que mais sentiu esta súbita partida do antigo guarda-redes. Foram muitas as palavras de reconhecimento e uma das pessoas que o fez foi o próprio presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, que veio com a equipa e traçou os mais sentidos elogios a este cidadão fafense que a morte ceifou sem avisar aos 42 anos. No almoço que fechou o torneio multiplicaram-se os elogios ao Paulo e mesmo aqueles que nunca o conheceram ficaram tão sensibilizados que afirmaram em uníssono que por tudo o que foi dito sobre ele só podia ser uma excelente pessoa. A equipa da Calheta fez ainda uma romagem ao cemitério para visitar o Paulo na sua última morada. Deixaram lembranças para o Clube e a família, esta na pessoa da esposa Clara Castro. No decorrer do torneio foi cumprido mais que uma vez um minuto de silêncio em memória do Paulo e a equipa da Calheta jogou mesmo com camisolas com o seu rosto estampado e todas elas com o n.º 1 nas costas. À UD Fafe entregaram ainda um quadro da equipa da Calheta campeã regional quando o Paulo lá jogava, os fafenses retribuíram com um quadro com a camisola n.º 24, aquela que utilizava nos veteranos da UD Fafe A60. O presidente da UD Fafe, Rogério Ferreira, ficou com a voz embargada na hora de prestar a homenagem ao Paulo e foi Arlindo Silva, um brincalhão nato, a prosseguir de forma muito séria, com aquilo que o seu presidente tinha começado. Houve lágrimas, umas à mostra outras escondidas e muita emoção nestas homenagens. Sem dúvida que perante tudo o que se viu o Paulo Rocha jamais será esquecido porque marcou de forma fortemente positiva muita gente, com a sua disponibilidade, simplicidade, humildade e carácter, por todos os sítios onde passou. O Paulo pode ter partido, mas a sua alma esteve fortemente presente neste torneio/convívio. 


A PRESENÇA DO DR. ARMANDO MOTA

A presença do Dr. Armando Mota no almoço deste 7.º torneio Cidade de Fafe foi também muito sentida. Além de ser uma pessoa carismática no concelho é também um dos membros mais activos da direcção da UD Fafe, da qual é presidente da Assembleia Geral e um dos elementos da equipa técnica liderada por Gentil Antunes. No entanto, luta contra uma doença chamada “ELA” (Esclerose Lateral Amiotrófica) que lhe roubou qualidade de vida e o retirou de forma forçada do convívio dos veteranos e da sociedade. “ELA” roubou-lhe quase tudo menos o sorriso com que ainda encanta quem se aproxima dele. O Dr. Armando Mota é um lutador nato, conhecendo-o bem como conhecemos, sabemos que não vai dar descanso nenhum a “ELA”. Oxalá a ciência evolua e reverta a doença de que padece porque a sua presença faz muita falta nos meios em que se imiscuía. Muita força Dr. Armando Mota que “ELA” não o vença, nem a si nem a ninguém.


GALERIA DE PARTICIPANTES 

Já participaram no Torneio da UD Fafe A60 as equipas do União de Coimbra, Vitória SC, Rio Ave, CD Trofense, FC Penafiel, Union Sportive Ribecourt (França), Estrelas da Calheta, Sporting CP, RC Arena Vega (Espanha), UD Santana, União de Tomar, Veteranos de Tavira, Paços de Brandão, Beira Mar, Mogadouro, Régua, GD Chaves, Casa do Benfica de Zurique (Suíça), Sport Viseu e Benfica, FC Penafiel, FC Arouca, Veteranos CD Salvaterrense, Sporting Clube Pinheiro Loures Veteranos e CD Mafra Veteranos.

GALERIA DOS VENCEDORES

Na lista de vencedores pela ordem dos torneios, venceram: Vitória SC (2012), Rio Ave (2013), RC Arena Veja (2014), Sporting CP (2015), GD Chaves (2016) e UD Fafe A60 (2017 e 2018).

RESULTADOS 

SÁBADO 28-4-2018 

UD Fafe A60, 6 – Casa do Benfica de Zurique, 1

CD Salvaterrense, 5 – Estrela da Calheta, 2 

SC Pinheiro Loures, 0 – Casa do Benfica de Zurique, 1

CD Salvaterrense, 0 – CD Mafra, 1

UD Fafe A60, 3 – SC Pinheiro Loures, 1

Estrela da Calheta, 0 – CD Mafra, 1 

DOMINGO 29-04-2018

(5.º e 6.º lugar) Estrela da Calheta, 2 - SC Pinheiro Loures, 0

(3.º e 4.º lugar) CD Salvaterrense, 0 - Casa do Benfica de Zurique, 0 (2-3 g.p.)

(1.º e 2.º lugar) UD Fafe A60, 1 - CD Mafra, 0

CLASSIFICAÇÃO: 1.ª UD Fafe A60; 2.º CD Mafra; 3.º Casa do Benfica de Zurique; 4.º CD Salvaterrense; 5.º Estrela da Calheta; 6.º SC Pinheiro Loures.

Sem comentários: