.

.
.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Veteranos da UD Fafe A60 venceram Torneio de Ribecourt em França


Texto e fotos: João Carlos Lopes

UD Fafe espalha magia por onde passa 

Os veteranos da UD Fafe A60 deslocaram-se a França para uma visita aos amigos de Ribecourt, onde participaram e venceram num torneio com quatro equipas e fizeram três jogos mas, mais que isso, espalharam a sua “religião” de saber estar e de cativar todos aqueles com quem convivem. Só assim se explica que ao fim de pouco mais de um dia fique a saudade em todos os que confraternizam com estes evangelizadores de futebol veterano. 

O vice-presidente da US Ribecourt, José Carlos Carvalho que é também um colaborador da equipa de Veteranos, mobilizou toda a sua família biológica e alguns amigos bem como alguns dos veteranos da sua equipa, entre os quais se destaca Philipe, para que nada faltasse aos fafenses e em boa verdade se diga que, para um primeiro torneio deste género, estiveram muito bem. Souberam receber, cativar e foram excelentes amigos. Quando assim é, nada mais há a fazer do que louvar e agradecer. 

A viagem de ida, na sexta-feira, foi feita de avião, decorrendo com normalidade com uma aterragem no aeroporto de Paris-Beauvais sem sobressaltos, tendo depois um pequeno contra-tempo com o atraso na entrega das carrinhas de aluguer mas, após deixar as malas no hotel ainda deu tempo para fazer uma visita a Paris, passeando pelo Arco do Triunfo, Campos Elísios e Torre Eifel.

O torneio realizou-se no Sábado com a participação da equipa da casa o Ribecourt, o Português de Compiegne, o AS Montemacq e a UD Fafe A60. Jogaram todos contra todos em jogos de 30 minutos sem intervalo, fazendo-se no total seis partidas. Os fafenses ganharam as duas primeiras e empataram a última. O guardião fafense, Anselmo não sofreu qualquer golo. A preceder o torneio houve um minuto de silêncio em memória do pai de um jogador da casa. 

A equipa orientada por Nelo Pereirinha, que contou com a presença de Paulo Castro, emigrado naquela região, venceu o primeiro jogo ao Ribecourt com um golo de Luís Mário apontado aos 8’. No segundo jogo venceu o Montemacq por 2-0, com golos de Abílio Torrinheira e Cunha, aos 3' e 4'. Na terceira e decisiva partida registou-se um empate sem golos com o Português de Conmpiegne. 

No final houve entrega de troféus e lembranças e a festa prolongou-se pelo jantar oferecido pela equipa da casa que tinha feito o mesmo com o almoço. Reinou sempre o ambiente de festa e boa disposição com o Mister Pereirinha a ter arte e engenho para arranjar a cerveja que o seu depósito necessitava. Aliás, para ele e os amigos. De salientar que após o almoço houve a felicidade de ver passar uma prova oficial de ciclismo, em Ribecourt, não fosse a França a terra dele. 

Em conversa com José Carlos Carvalho, o mesmo mostrou-se agradado pela forma como decorreu o torneio considerando que correu muito bem e afirmando “que gostou muito das pessoas de Fafe. Tentamos fazer o nosso melhor porque não estamos habituados a realizar torneios e a receber equipas estrangeiras. Para toda a nossa equipa foi mesmo um imenso prazer receber a equipa da UD Fafe e conviver com pessoas do nosso país, uma vez que alguns de nós são emigrantes. Esperamos que para o ano, quando formos a Fafe, possamos levar a equipa completa pois o essencial é participar e conviver da melhor maneira possível”, disse. 

Depois do jantar, enquanto uns optaram por permanecer no Hotel a descansar, outros fizeram uma breve visita a Compiegne, um Vila medieval com grande interesse histórico. O tempo restante foi de descanso porque o dia seguinte era de regresso casa. 

Ao fim da manhã de Domingo o destino foi novamente Ribercourt para almoçar no restaurante de uma simpática família francesa que abriu o estabelecimento de propósito para servir os portugueses, graças à mulher do José Carlos, a Dona Céu, também ela danada para a brincadeira. 

O regresso a casa foi feito a partir do Aeroporto Charles de Gaulle, numa transportadora diferente, mais exigente em termos de bagagem o que originou situações caricatas com alguns dos passageiros a desfazerem parte da estrutura das suas malas para que as mesmas pudessem passar no crivo e não fosse necessário pagar as quantias exigidas para elas irem para o porão do avião. Viveu-se um misto de preocupação, para os visados, e descontracção para os restantes quando viram a forma desenrascada como eles se livraram dos excessos. Acabou tudo em bem com a viagem a decorrer também sem sobressaltos, com destino ao ponto de partida, o Aeroporto Sá Carneiro.

Uma palavra de grande apreço para os três motoristas das carrinhas que foram alugadas e que fizeram um trabalho de verdadeiros profissionais, parecendo até que viviam na Região de Paris. Leandro Oliveira, Paulo Cunha e Armando Mota (todos atletas da UDF) estiveram ao nível do melhor taxista francês, ao conduzirem sem sobressaltos pelas movimentadas artérias de acesso e dentro de Paris. Com o senão daquele susto que os “gendarmes” pregaram quando mandaram encostar para passar um cortejo de carros com diplomatas africanos”. Tudo muito normal, só que eles passaram pela comitiva duas vezes e até parecia perseguição, mas nada mais que pura coincidência. 

Correu tudo dentro da normalidade, alguns percalços incluídos, sem incidentes, com diplomacia e espírito de grupo. Para o ano são os franceses de Ribecourt a vir a Portugal, no dia 25 de Abril para o quarto Torneio de veteranos Cidade de Fafe. 

RESULTADOS DO TORNEIO

Ribecourt, 0 – UD Fafe, 1 (golo de Luís Mário)

Compiegne, 1 – Montemacq, 1 (Golos de Marco e Marco Dubant)

UD Fafe, 2 – Montemacq, 0 (Golos de Abílio Torrinheira e Cunha)

Ribecourt, 2 – Compiegne, 1 (Golos de Noer, Richard e Philipe)

Montemacq, 0 - Ribecourt, 11 (Golo de Fred)

Compiegne, 0 - UD Fafe, 0

.

Sem comentários: