.

.
.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Ismael Alves concluiu o curso de treinador de Ciclismo Grau II

Texto: João Carlos Lopes / Foto: DR 

"É necessário investir na qualidade e robustez da formação do Ciclismo"

Num concelho em que a maior percentagem de licenciados está voltada para o futebol, Ismael Alves enveredou por um caminho diferente abraçando uma modalidade que tem muitos praticantes a nível nacional e também tem tradição em Fafe, o ciclismo. 

Este fafense,licenciado em matemática frequentou uma formação de três meses intensos tendo sido submetido a exames em que  teve que estar muitos sábados e domingos no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Anadia, capital do ciclismo nacional.


O treinador que concluiu agora o Grau II, teve a orientação de verdadeiros especialistas do ciclismo nacional em todas as vertentes da modalidade, como José Poeira (selecionador nacional de estrada); Pedro Vigário (selecionador nacional de BTT); Gabriel Mendes (selecionador nacional de Pista); José Marques (selecionador nacional de Paraciclismo); Nuno Loureiro (médico da seleção); Cláudio Guimarães (comissário internacional) e José Luís Algarra (coordenador nacional das escolas de ciclismo).

Ismael Alves referiu que "juntamente com companheiros treinadores que respiram ciclismo, com os quais também aprendi muito e que sabem que para evoluir numa modalidade tão exigente é necessário investir na qualidade e robustez da sua formação, para uma melhor intervenção".

De referir que Ismael Alves concluiu o curso de treinador de ciclismo grau I em 2008. Desde cedo, pelas escolas onde foi lecionando começou a criar grupos equipas de BTT, inseridos no Desporto Escolar.

Em 2008 foi fundador do Clube de BTT da Escola ed Aver-O-Mar (Póvoa de Varzim), que ainda hoje é um clube de referência do Desporto Escolar no Norte. Foi Coordenador na extinta DREN, dos Grupos Equipa BTT, do Desporto Escolar da Zona do Porto. Durante o qual desenvolveram o primeiro projeto de Escolas de Ciclismo, com a realização de vários encontros regionais e a primeira competição do Desporto Escolar do Norte em BTT.

Por todas as escolas onde Ismael Alves  passou foi sempre tentando implementar o ciclismo como atividade de oferta educativa aos alunos, com mais ou menos atividades,  ao sabor das sensibilidades dos diretores das Escolas.

Como treinador apoiou várias equipas, algumas das quais já extintas, outras com valor reconhecido: BikeZone Guimarães,  MondinBike (Mondim de Basto),  Rinus (Fafe) e atualmente está a apoiar a equipas ACD Pica/DCC em estrada  e  os Cartoon DH/Bike Smile na vertente de DownHill.

Atualmente, para além do apoio às referidas equipas, orienta treinos a alguns atletas e está a trabalhar num projeto de formação de Escolas de Ciclismo, ciclismo para todos. 

Sem comentários: