.

.
.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Jogo de apresentação: AD Fafe, 1 – Amarante FC, 0 (Vitória agradou ao público )

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes 

Sol na Eira em noite de festa

A AD Fafe recebeu o Amarante FC no jogo de apresentação e longe de fazer uma grande exibição cumpriu o objectivo de vencer a partida com um golo solitário de Pedro Eira apontado ainda na primeira parte, aos 18’. As cerca de mil e quinhentas pessoas que de deslocaram ao municipal de Fafe não ver um jogo bonito, muito por culpa da entrega do Amarante que não facilitou em momento algum a vida ao Fafe, ainda que não tenha criado ocasiões flagrantes de golo. Apesar de ter estado um pouco melhor, principalmente na primeira parte, o Fafe não fez muito mais, mas saiu da partida sem sofrer qualquer golo e aproveitou bem uma bola parada para fazer a diferença, situação que poderá ser a chave em muitos jogos. As mexidas nas segunda parte descoloriram um pouco a exibição. 

Os jogadores da AD Fafe foram apresentados um a um com Micael Freire a ser a surpresa de última hora, proveniente do Gafanha emprestado pelo Feirense. O momento serviu também para que fossem cantados os parabéns ao presidente Jorge Fernandes que completou 46 anos no mesmo dia. Quando os jogadores estavam perfilados no centro do terreno foi ouvido o hino da AD Fafe com o público todo de pé. Ferrinho é, para já, o primeiro capitão da AD Fafe. No final da partida o público foi brindado com fogo de artíficio ao som da música dos Xutos e Pontapés, “minha casinha”. No final os jogadores foram cumprimentar a claque que agora fica do lado do peão.

O primeiro quarto de hora mostrou o Fafe a jogar mais no meio campo do Amarante e chegou ao golo aos 18’, com Pedro Eira a marcar de cabeça após canto de Nené. Já na jogada anterior e também num canto os mesmos protagonistas estiveram perto do golo.

O jogo prosseguiu muito mastigado, com poucos espaços para progressões, com as equipas a tentarem jogar de pé para pé e com as bolas a chegar á área de cruzamentos laterais sem perigo. 

Miranda surgiu como um médio volante que tanto defende como ataque, aparecendo a rematar de fora da área aos 29’, num remate potente que saiu por cima. Além disso revelou-se um bom distribuidor de jogo. 

À passagem da meia hora, numa recuperação de bola, Miguel Miguel, saiu bem da marcação, não assistiu quando podia e depois perdeu tempo de remate. A partir daí o Fafe foi perdendo algum fôlego e o Amarante foi crescendo aos poucos. 

O Amarante conquistou o primeiro canto aos 42’, numa altura em que insistia mais junto da área fafense, culminando esse lance com um remate ao lado de Magalhães. Sobre os 44’, o mesmo jogador cobrou um livre de fora da área, com a bola a desviar na barreira do Fafe mas Nibra atento a defender.

Na segunda parte as equipas trocaram de equipamento. O Fafe apareceu todo de negro enquanto o Amarante surgiu todo de branco. Na primeira parte o Fafe jogou de amarelo, enquanto Amarante jogou de camisola com listas verticais branca e negras e calção preto. 

Manuel Monteiro fez entrar na segunda parte Marçal, Micael Freire, Zé Pedro, Rodilson, Nei, Vilmar e manteve Adilson, Max, Miranda, Ferrinho e Miguel Miguel.

Depois de dez minutos de encaixe, Zé Pedro fez um passe bem medido para Vilmar e este à saída do guarda-redes tentou o chapéu com a bola a não levar a melhor direcção.

De um bom entendimento entre Miguel Miguel e Vilmar, a bola acabou por chegar a Ferrinho que rematou de fora da área com a bola a sair muito perto da barra, aos 57’. 

Depois desse remate o Fafe desceu de rendimento e o Amarante passou a jogar mais no meio campo fafense. 

Entretanto Manuel Monteiro tirou Max e meteu Ricardo, Ferrinho e entrou Wadir, aos 61’ e aos 67, saiu Miguel Miguel para a entrada de Korta. 

Miranda solicitou Nei na esquerda e este depois de tirar os opositores da frente cruzou rasteiro mas Vilmar não chegou a tempo da emenda e ainda resultou em canto.

Miranda saiu aos 76’ para dar o lugar a Rui Soares. 

Aos 82’, a formação amarantina conquistou dois cantos mas daí não adveio perigo para a baliza de Marçal. Marçal que teve que se empenhar aos 87’ quando foi prensado por dois jogadores num lance em que tentou aliviar com os pés. 

Na resposta Micael tentou fazer um passe a rasgar mas o corte providencial da defesa amarantina resultou em canto. 


Jogo no Estádio Municipal de Fafe

Árbitro, Pedro Costa, auxiliado por Leonel Ferreira e João Ribeiro. 

AD FAFE: Nibra; Andriy, Adilson, Pedro Eira, Max, Sergiy, Miranda, Miguel Miguel, Éder Diez, Nené e Ferrinho. Manuel Monteiro. 

Suplentes: Marçal, Micael, Zé Pedro, Ricardo, Nei, Korta, Rui Soares, Vilmar e Wadir. 

AMARANTE FC: 3241Paulo Jorge; Armando, Carlos, Dani, César, Piquet, Magalhães, Kingley, Marquinhos, Tiago André e Paulo Ayong. Treinador, Pedro Pinto. 

Suplentes: Nené, Hélder Pedro, Tiago, Nélson, Queirós, Andrezinho, Tiago Silva, Laginha, Rhuann, Gil, Pereira e Peter. 

Sem comentários: