.

.
.

domingo, 20 de agosto de 2017

CPP: GDC Montalegre, 1 - AD Fafe, 1 [Despertar tardio]



Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Fafe de pouca monta não mostrou estar alegre

O Fafe começa a temporada com um empate a uma bola em Montalegre, num jogo pouco conseguido, em que os fafenses mostraram muito pouco para a ambição que têm. 

A AD Fafe apresentou-se em Montalegre com uma equipa não de todo previsível e com muitas ausências de jogadores que sobressaíram na pré-temporada. A equipa fafense não mostrou clarividência dentro das quatro linhas nem tão pouco praticou bom futebol. Isso fez com que os transmontanos perdessem o respeito aos fafenses e começassem a assumir o jogo criando algumas situações em que podia ter marcado. No entanto a ocasião mais flagrante Aconteceu aos 44’, quando Felipe Martins apareceu na cara do guarda-redes a atirar ao poste. 

Na segunda parte o Fafe voltou a entrar frouxo mas aos 62’, Felipe voltou a apareceu solto na cara de Rodrigão e a permitir a defesa deste. Tanto numa como noutra situação podia ter servido um dos dois companheiros que acompanharam as jogadas.

Porém o cântaro tantas vezes vai à fonte que lá deixa a asa e foi isso que aconteceu aos 68’, quando Michel cruzou para a área e Paulo Roberto emendou para o golo. Depois de muitas ameaças o Montalegre concretizou os intentos.

A resposta do Fafe não tardou e aos 74’, Joãozinho teve arte e engenho para fazer um chapéu a Rodrigão, após bola metida na área. 


Depois do empate foi o Fafe a procurar a vitória mas já a jogar mais com o coração que coma cabeça e as coisas a não saírem a preceito.

2' - 1.º canto do jogo para o Montalegre do lado esquerdo do seu ataque, com Ferrinho, em auxílio da defesa, a afastar. 

4' - Primeiro remate do Fafe a surgiu por Ferrinho que rematou por cima da baliza. Pouco depois tentou chegar a uma bola dividida mas o guarda-redes Rodrigão levou a melhor.

10' - Nos últimos minutos o Fafe a tomar conta do jogo depois de algum ímpeto inicial da equipa da casa.

13' - Golo anulado ao Montalegre por pretenso fora de jogo de Prince, num lance que nasceu de um livre na esquerda.   

14' - Prince a servir Iuri na área que podia ter feito golo não fosse a defesa fafense ter fechado o caminho da bola na hora certa. Pouco depois Iuri a tentar o remate de fora da área mas a bola a sair por cima. 

15' - Primeiro quarto de hora com a equipa da casa a ter nitidamente o sinal mais. 

17' - Montalegre a conquistar dois cantos consecutivos com a defesa do Fafe a ter algumas dificuldades em sair do sector recuado. 

45' - Iuri a conseguir ganhar espaço a Zé Pedro e a rematar, com Rui Nibra a encaixar fácil.  

21' - Lançamento lateral de Joãozinho e Nené, ao primeiro poste a antecipar-se a Rodrigão e por pouco que não lhe fez o chapéu, a bola saiu um nada por cima da trave. 

22' - Na sequência de um livre, Digas a aparecer a rematar de fora da área, por cima da trave.  

25' - Partida interrompida para assistência a Paulo Roberto, capitão dos transmontanos. Pausa aproveitada para as equipas se refrescarem uma vez que se faz sentir muito calor em terras do barroso.  

26' - Rui Nibra a evitar o canto no lance de displicência fafense mas quase servia o golo de bandeja a um adversário.   

30' - Remate de Joãozinho à entrada da área, acabou por sair fácil para Rodrigão.  

40' - Nos últimos minutos apenas um remate de Joãozinho para várias situações de perigo para a equipa da casa que está muito melhor que os fafenses no jogo, com mais iniciativa e confiança e muito mais perto de marcar.  

43' - Golo anulado a Joãozinho por pretenso fora de jogo. Tal como na primeira situação, em que tinha sido anulado um golo ao Montalegre esta também pareceu uma decisão acertada. 

44' - Felipe apareceu solto na esquerda e com espaço rematou forte mas a bola saiu ao poste da baliza de Rodrigão. O Fafe ainda ganhou canto, com a bola a ser cruzada por Pedro Eira ao segundo poste mas depois a Adilson ao segundo poste a atirar para fora.  

45' +1 - Árbitro a anotar o arremesso de uma garrafa de plástico para o recinto de jogo pela claque do Fafe. 

45'+2 - Equipa da casa a ter mais uma oportunidade para marcar por falha da defensiva fafense. 

2.ª PARTE 

46' - Saiu Pedro Eira, que já não subiu para a 2.ª parte e entrou Leandro Pimenta na AD Fafe. Zé Pedro juntou-se a Adilson no eixo da defesa, Sergei recuou para lateral direito e Pimenta foi para o meio campo. 

49' - Boa incursão de Iuri pela esquerda para rematar cruzado e uma grande defesa de Rui Nibra para canto. 

51' - Jogo está interrompido para assistência a Digas. 


55' - Nestes primeiros dez minutos a tendência do jogo a manter-se com o Montalegre a conseguir jogar mais no meio campo fafense e com o novo defesa central do Fafe, Zé Pedro a fazer de pêndulo pois já cortou uma bola na esquerda e outra na direita. 

56' - Felipe a ganhar canto para o Fafe. Bateu Joãozinho, cabeceou Zé Pedro, a bola subiu e Rodrigão agarrou. 

59' - Fora de jogo mal assinalado a Ferrinho a gerar muitos protestos dos fafenses.

62' - Filipe a aparecer novamente sozinho em frente a Rodrigão mas em vez de levantar a cabeça a tentar o remate e já com pouco ângulo a permitir a defesa para canto, apesar do árbitro ter mandado marcar pontapé de baliza. 

66' - Jogo interrompido para assistência a Joãozinho. 

68' - [1-0 - PAULO ROBERTO] Bola a ser metida na área por Michel para o capitão Paulo Roberto emendar junto da linha da pequena área e bater Rui Nibra. 

71' - Canto para o Fafe bateu Nené com demasiada força, saiu pela linha lateral do outro lado. 

74' - [1-1 Joãozinho] Bola longa para a área, Joãozinho a disputar a bola com um defesa local, a levar a melhor e depois a fazer bola passar por cima do guarda-redes do Montalegre que hesitou na abordagem ao lance.

77' - Saiu Nené e entrou Korta na AD Fafe. Fafe que acredita mais agora que pode chegar à vantagem. 

79' - Tentativa de chapéu de Ferrinho a morrer nas mãos de Rodrigão. 

80' - Cruzamento de Ferrinho para remate em rotação de Korta a sair muito perto do poste da baliza transmontana. 

81' - Saiu Digas e entrou Bruno no Montalegre. 

84' - Saiu Joãozinho e entrou Muna no Fafe. Equipa fafense cresceu depois do golo do empate e é quem mais tem espreitado a vitória. 

87' Grande jogada de Felipe a culminar com um remate fraco e sem apoio dos companheiros. 

COMPENSAÇÃO 4' 

Cumpriu-se um minuto de silêncio em memória das vítimas de Barcelona. Fafe equipa todo de amarelo, com frisos pretos e Montalegre todo de azul, com frisos brancos.

Tudo a postos para o primeiro jogo da temporada entre o CDC Montalegre e a AD Fafe. O Fafe apresenta apenas cinco suplentes e o Montalegre apenas seis. Manuel Monteiro tem no banco fafense Marçal, Ricardo, Leandro Pimenta Muna e Korta. Estranha-se o facto de não estar no banco muitos dos jogadores que representaram a equipa fafense na pré-época. Para já o publico fafense é praticamente o mesmo que o do Montalegre, com muitos fafenses a não quererem perder o primeiro confronto oficial da temporada. Desconhece-se porque jogadores como, Éder Diez, Nei, Rodilson, Wanderson, Micael Freire, Rui Soares, Chico, Miguel Miguel e Vilmar, não entram nas contas deste primeiro jogo, sendo certo que são muitos nomes e faltam preencher pelo menos dois na ficha do jogo.

Jogo no Estádio Dr. Diogo Vaz Alves Pereira, em Montalegre.

Árbitro, Marco Cruz, assistido por Sérgio Ribeiro e Vítor Ribeiro (AF Porto)


CDC MONTALEGRE: Rodrigão; Digas, Fábio pais, Tavares, Michel, Álvaro Branco, Yann, Paulo Roberto (c), Iuri, Pince e Baba. Treinado, José Manuel Viagem.

AD FAFE: Rui Nibra; Zé Pedro, Pedro Eira, Adilson, Max, Miranda, Sergei, Joãozinho, Ferrinho, Felipe e Nené. Treinador, Manuel Monteiro.

Sem comentários: