.

.
.

sábado, 15 de abril de 2017

Pró-Nacional AF Braga: Arões SC, 1 - Brito SC, 0 (Seba resolveu)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Pragmatismo vale oito pontos de vantagem ao líder

O Arões SC recebeu o Brito num cenário complicado para as duas formações pois em caso de derrota os aronenses, líderes, ficavam a apenas dois pontos de vantagem dos vimaranenses, segundos, que saíram de campo com oito pontos de desvantagem, deixando os fafenses com o objectivo de subida muito mais próximo. Um golo do jovem Seba aos 69' decidiu a partida.   

O jogo foi demasiado táctico com as equipas as respeitarem-se mutuamente e, principalmente na primeira parte, a não arriscarem praticamente nada, povoando a zona central do terreno, o que originou algumas faltas e vários cantos. Com a vantagem emocional do seu lado o Arões foi muito pragmático. Além dos cantos que surgiram para os dois lados, o Brito teve três livres directos, aos 23', 36' e 41', os dois últimos em posições, mais ou menos frontais, mas não tirou qualquer proveito dos mesmos. 

Com necessidade de vencer a equipa orientada por João Salgueiro arriscou mais na segunda parte e conseguiu encostar o Arões ao seu último reduto. Aos 53', reclamou uma grande penalidade de uma falta de Vítor Beijinhos sobre Freitas na área aronense a que o árbitro não anuiu. 

Ao ver que o golo podia surgir a qualquer momento para o adversário, Eduardo Pereira fez sair Gutti e meteu Pato para auxiliar à defesa, tendo o Uruguaio sido muito útil no jogo aéreo, numa acção coordenada com Emanuel e Beijinhos.  

O Arões só se conseguiu libertar da pressão aos 61', numa jogada em que Hugo Dias Ganhou dois ressaltos e já dentro da área atirou ao lado. 

Foi num dos lances mais típicos do jogo que nasceu o único golo do desafio, aos 69'. Hugo Dias bateu um canto do lado esquerdo do ataque aronense com a bola a sair ao segundo poste onde o chileno Sebastian Ávila (Seba), entrado aos 56', apareceu a cabecear para o fundo das redes. 
   
Chidi teve a hipótese de igualar, aos 71 e 74', em dois lances em que por pouco não emendou com êxito. O Brito também tentou de meia distância aos 79', com Zé Fernandes a negar o golo a Lamosa. 

O Arões teve a possibilidade de ampliar aos 86', num lance em que André tentou meter a bola em Seba, tabelou num defesa do Brito, sobrou para Fred que rematou enrolado para defesa de André. 

O Árbitro deu quatro minutos de compensação que acabaram por ser sete com China a ter um lance à margem das leis aos 94' que lhe valeu um cartão vermelho directo. 

Jogo no Campo do Centro para a Formação da Juventude de Arões, Fafe. 

Árbitro, Ricardo Ferreira, auxiliado por José Ribeiro e António Arantes. 

ARÕES SC: Zé Fernandes; Russo, Emanuel, Vítor Beijinhos e Hugo Dias, Gutti (Pato, 60'), André, Barbosa, Lapinha (Fred, 82'), Zezé (Seba, 56') e Agostinho. Treinador, Eduardo Pereira. 

BRITO SC: André; China, Lamosa, Tico, Pinheiro, Luís Salgueiro, Freitas, Figueiredo Pedrinho, 60'), David, Vítor Hugo (Chidi, 64')  e Luís Manuel (Nelson, 70'). Treinador, João Salgueiro. 

DISCIPLINA: Cartão amarelo a Agostinho, 40'; Seba, 75', Lamosa, 76'; Luís Salgueiro, 83'; Hugo Dias, 84'; Barbosa, 88'; André (BSC), 92'; Zé Fernandes, 90+3'. Cartão vermelho a China, 90+4'. 

GOLO: Seba, 69'.  

Sem comentários: