.

.
.

domingo, 23 de abril de 2017

Ledman Liga Pro: FC Vizela, 0 - AD Fafe, 1 [BALÃO DE OXIGÉNIO]



Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Golo de Leandro Borges fez renascer a esperança

O Fafe foi a Vizela matar o borrego de 12 jogos sem vencer e ganhar um balão de oxigénio que lhe dá esperança de ainda acreditar na manutenção. Pode ter saído do estado de coma nesta partida mas ainda não depende apenas de si. Leandro Borges foi o homem do jogo, entrou para substituir o lesionado Evandro e fez um grande jogo, marcando um golo monumental. Grande atitude do Fafe que mereceu esta vitória pela entrega que teve no jogo e pelo acreditar que ainda era possível acreditar.   

Já sem nada a perder a AD Fafe foi a Vizela jogar deliberadamente ao ataque e tomou a iniciativa do jogo desde o apito final, jogando muito dos primeiros 45 minutos no meio campo da equipa vizelense, fazendo vários remates e criando algumas situações que com outro critério de finalização podiam até ter resultado em golo. O Vizela desceu poucas vezes à baliza do Fafe mas sempre que o fez levou perigo à baliza de Ricardo Fernandes e até reclamou uma grande penalidade já no declinar da primeira parte e ficou reduzida a dez aos 38’ quando João Cunha agrediu Alan sem bola.

Na segunda parte o jogo foi mais aberto e com a expulsão de Reinildo aos 55’, ficou equilibrado. O Vizela teve duas situações de golo feito que não aproveitou e o Fafe acabou por chegar ao golo aos 67’, e que golo, da autoria de Leandro Borges após passe açucarado de Alan na área.

Depois o Vizela tudo fez para chegar ao empate e chegou a ter oportunidades para isso mas a exemplo do Fafe contra o Benfica B esteve perdulário.


1.ª PARTE

5' - Fafe entrou bem no jogo, a jogar no meio campo do Vizela, fez dois remates e conquistou um canto. O Vizela joga mais na expectativa, explorando a ansiedade dos fafenses. 

8' - Remate de longe de Alan para Albergaria defender para canto. Na jogada anterior os vizelenses reclamara falta de Reinildo sobre Kukula à entrada da área. 

15' - Primeiro quarto de hora de muita posse de bola para a AD Fafe, praticamente sempre a jogar no meio campo da equipa da casa.

17' - Cartão amarelo para Reinildo por falta sobre Filipe Augusto, perpendicular à linha da área, lado direito. Bateu Elizio de pé esquerdo, saiu muito por cima da baliza de Ricardo.  

19' - Equipa da casa começa a espevitar e Luís Ferraz mandou uma bomba à malha lateral, após jogada confusa na área.  

21' - Livre de Samu do lado esquerdo, Albergaria sacudiu, o Fafe ainda recuperou a bola, após duas insistências chegou a Lytvyn, com este a marcar mas a ser assinalado fora de jogo.  

22' - Nova falta a favor do Fafe na zona intermediária mas a bola a não passar a barreira. 

28' - O Vizela desce poucas vezes à área do Fafe mas fá-lo com critério e Filipe Augusto fez um passe a rasgar para Kukula valendo a entrega de Lytvyn. 

29' - Cartão amarelo para Sarkic.

31' - Remate tenso de Samu de fora da área com Albergaria a encaixar. Valeu a intenção do fafense. 


34' - Excelente movimento de Alan à entrada da área, a puxar a bola para dentro e a rematar enrolado, ainda apareceu Evandro para a emenda mas também o seu remate não saiu a preceito. 

36' - Remate de Alan de fora da área a bola bateu no chão e Albergaria desviou para canto. Bateu Digas Lytvyn saltou mas depois levou ligeiro toque de Filipe Augusto dentro da área e ficou fora do lance. 

37' - Canto para o Vizela, bateu Luís Ferraz, com força de mais saiu pela outra linha de fundo do outro lado da baliza. 

38' - João Cunha foi expulso, com vermelho directo, por alegadamente ter derrubado Alan sem bola. O avançado fafense está a receber tratamento na cabeça pelo massagista fafense.

41' - Jogo foi reatado três minutos depois com o Vizela a reclamar grande penalidade após remate tenso na área. Na sequência da jogada, Luís Ferraz fez falta sobre Evandro e viu cartão amarelo. As emoções estão ao rubro em Vizela. 

44' - Evandro teve de sair de campo amparado e Fafe ficou a jogar apenas com dez. 

Foram dados dois minutos de compensação, o que levantou protestos dos da casa pois só de uma vez o jogo esteve parado esses três minutos.  

2.ª PARTE 

46' - Evandro Brandão não recuperou e ficou nos balneários tendo entrado Leandro Borges para o seu lugar. Esta substituição já estava para ser feita na primeira parte mas não houve oportunidade para a fazer porque a bola não saiu das quatro linhas. 


47' - Primeira intervenção de Borges no jogo a rematar cruzado na área para Albergaria ceder canto. 

50' - Remate de Sarkic de fora da área, Albergaria encaixou. 

53' - Livre para o Vizela, lado direito bateu Luís Ferraz em nada resultou.

54' - Canto para o Fafe, bateu Digas , Alan não bateu na bola, deu contra-ataque, com Filipe Augusto a embalar e a ser travado por Reinildo, que viu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. 


56' - Digas apenas, recebeu um passo longo de Leandro Borges e só com Albergaria pela frente, atirou para a baliza com a bola a sair muito perto do poste. 

57' - Duas substituições no Vizela. Saíram Kukula e Prince e entraram João Vieira e Aziz. 

58' - João Vieira quase fazia estragos logo no primeiro lance a atirar ao lado apenas com Ricardo pela frente. O jogo está mais aberto agora.

60' - Saiu Digas e entrou Jota no Fafe.   
61' - Canto para o Fafe ganho por Borges. Bateu Digas e Geraldo de cabeça, ao segundo poste quase marcava. 

62' - Filipe Augusto isolado e com muito espaço permitiu a defesa de Ricardo quase sobre a linha da área. 

65' - Cartão amarelo para Geraldo, AD Fafe. 

66' - Remate cruzado de Leandro Borges a não sair longe do segundo poste. 

67' -  [0-1 LEANDRO BORGES] Alan a aparecer com espaço pelo lado esquerdo mas quando tentou flectir a ter corbertura, viu a deslocação de Leandro Borges, levantou a bola para este rematar sem deixar cair e fazer um grande golo. 

70' - Saiu Sarkic e entrou André na AD Fafe. Manuel Monteiro abdicou de um avançado para reforçar o meio campo e evitar que as bolas cheguem com perigo à área.

74' - Saiu lesionado Aziz que tinha entrado aos 57' e entrou Magique no Vizela. 

75' - Falta para o Fafe conquistada por Borges, bateu Alan por cima da baliza. 


79' - Canto para o Fafe, bateu Samu, nada resultou.

84' - Canto para o Vizela, lado direito, batido curto, novo canto. Elizio cabeceou para Agostinho Carvalho tirar sobre a linha de golo. 

87' - Ricardo Fernandes pediu assistência após lance na área com Filipe Augusto. 

88' - Cartão amarelo para Ricardo Fernandes.

90' - João Vieira a falhar de cabeça com a baliza toda aberta. 

4' DE COMPENSAÇÃO

90+3' - Bomba de Jota do lado direito a ganhar canto. Bateu Borges, curto para Samu. Fafe a gerir o tempo. 

ACABOU 


O Fafe, que está ligado às máquinas, joga esta tarde a última cartada no Estádio do Vizela, que tem mais seis pontos que os fafenses. Em caso de vitória dos locais o Fafe fica sem hipóteses de sonhar com o que quer que seja, mas se for a equipa fafense a vencer pode surgir um balão de oxigénio que pode dar esperança a quem tem a sentença de morte praticamente assinada. O empate de pouco ou nada servirá. Enquanto há vida há esperança e esta é a última a morrer. Um jogo muito importante para as duas equipas.

Jogo no Estádio do FC Vizela, em Vizela. 

Árbitro, João Matos, auxiliado por Paulo Vieira e Nelson Cunha. 

FC VIZELA: Pedro Albergaria; Elízio, Filipe Augusto, Luís Ferraz, Prince, Kukula, Dani Coelho, Tiago Ronaldo, João Sousa e Dani. Treinador, Carlos Cunha. 

AD FAFE: Ricardo Fernandes; Vasco Cruz, Agostinho Carvalho, Lytvyn, Reinildo, Geraldo, Samu, Sarkic, Evandro Brandão, Alan Júnior e Digas. Treinador, Manuel Monteiro.

Sem comentários: