.

.
.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Taça AF Braga: S . Paio D'Arcos, 1 - Arões SC, 2

Texto e foto: Ricardo Jorge Castro

Herói Fausto no meio do rebuliço 

Jogo épico, cheio de peripécia, bravura e alguma polémica aquele que garantiu o apuramento do Arões para os quartos-de-final da Taça AF Braga, onde os fafenses vão encontrar o vizinho Antime. 

A equipa de Eduardo Pereira venceu o São Paio d'Arcos por duas bolas a uma, num jogo resolvido no prolongamento e em que os aronenses estiveram pé e meio fora da prova. Fausto, no último lance do tempo regulamentar, cobrou um castigo máximo ganho pelo próprio e repetiu a dose na meia hora extra, dando o triunfo ao conjunto fafense.

O duelo entre o guarda-redes Ruben e o extremo aronense Hugo Dias, nas bolas paradas, foi do que mais se viu durante o jogo. O guardião do São Paio d'Arcos, um dos melhores em campo, evitou várias vezes o golo ao jogador do Arões com defesas difíceis e vistosas. Do outro lado, o possante Balela deixou de aviso o adversário, que viu a tarefa mais complicada após a expulsão direta de Pato, aos 14 minutos, por uma falta a meio campo.

Reduzido a dez, por expulsão do médio uruguaio, o Arões precisou de um maior poder de choque a meio campo, com Barbosa e Lapinha em esforço redobrado e mais apoiados pelos extremos Miguel e Hugo Dias. No primeiro tempo, Balela atirou a rasar o ferro da baliza de Zé Fernandes.

No segundo tempo, Marco Lima, após incursão de Carlos Rocha pela esquerda, fez o primeiro golo da partida, desviando sem oposição na área. Duarte e Laranja tiveram ocasião de aumentar a vantagem, enquanto o Arões fazia das bolas paradas a maior arma. Sem efeitos práticos até ao quinto e último minuto do tempo de compensação. Fausto tentou o remate à meia volta e a bola encontrou o braço do jogador contrário. Da marca dos 11 metros, o mesmo Fausto fez o 1-1 e o jogo foi de imediato para prolongamento.

Aí, aos 96 minutos, Fausto foi travado por Laranja na área, jogador que protestou com o árbitro e viu o cartão vermelho. Um minuto que colocou as equipas em igualdade numérica e o Arões em vantagem.

Na segunda metade do prolongamento, sem o ritmo intenso de jogo dos 90 minutos, o São Paio d'Arcos viu uma grande penalidade não ser assinalada por mão na bola na área do Arões. Quinteiro, no último minuto, ainda colocou a bola na baliza de Zé Fernandes, mas o lance já estava anulado por fora-de-jogo. O Arões susteve e conservou a vantagem e encontra o Antime, no dérbi fafense dos 'quartos' da Taça.


Sem comentários: