.

.
.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Andebol 1: AC Fafe, 27 - ADA Maia/Ismai, 27 [Podia ter caído para os dois lados]

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Perto de perder e de ganhar



O AC Fafe empatou 27-27 com a ADA Maia/Ismai num jogo em que teve que fazer duas recuperações fantásticas, uma delas já na segunda parte final quando perdia por 20-25. Podia ter perdido e podia ter ganho e o empate acaba por era aceitável. 



Numa primeira parte muito equilibrada, o marcador não sofreu grandes oscilações no primeiro quarto de hora do jogo, com o Fafe sempre na frente do marcador até aos 19 minutos, altura em que a ADA Maia/Ismai passou para a frente do marcador quando marcou o 8-9 e assim se manteve até aos 11-9, devido a algumas falhas técnicas da equipa fafense.

À passagem dos 25’, o AC Fafe reagiu e com seguiu um parcial de 4-0 ao chegar aos 13-11 e teve até a possibilidade de chegar aos 14-11 mas, em superioridade numérica, devido a exclusão de um jogador maiato, permitiu que o adversário reduzisse para 13-12, resultado que se manteve até ao intervalo. 

Belmiro Alves e Paulo Silva e Mário Lourenço, com quatro e três golos, respectivamente, foram os melhores marcadores da equipa fafense na primeira parte, somando os três dez golos. 

A segunda parte começou com Eduardo Sampaio a desperdiçar um contra-ataque e o adversário a chegar à igualdade nas jogadas seguintes e depois de novas falhas atacantes a colocar-se em vantagem, 13-15. O AC Fafe conseguiu chegar à igualdade, 15-15 e depois 16-16, mas sofreu o 16-17 em contra-ataque rápido com a bola a ser metida pelo guarda-redes. 

Com um defesa agressiva a ADA Maia/Ismai, conseguiu impedir o ataque fafense de marcar e chegou a uma vantagem de três golos aos 42’, com um parcial de 17-20 e mais tarde, 18-21 e 19-22, mantendo essa distância. 

A equipa fafense não conseguia concretizar, arriscando pouco na primeira linha e falhando na segunda com o gigante Reyniel Nelson a encher quase toda a baliza e a intimidar com a sua presença e isso e muita ansiedade levou a que os maiatos chegassem aos cinco golos de vantagem aos 51,30 minutos. 

Uma recuperação de 4-0, com três golos de Pimenta e um de João Fernandes colocaram novamente o ACF na discussão do jogo, o que obrigou o treinador maiato, Rui Silva, a pedir um minuto. Depois disso o Maia chegou aos dois golos de vantagem 25-27. Tiago Gonçalves reduziu aos 57’, para 26-27. João Fernandes empatou a 28 segundos do final, 27-27. 

O treinador fafense, Luís Silva pediu um minuto de desconto após defesa espectacular do fafense João Carvalho a negar a vitória aos maiatos a 12 segundos do final, ele que entrou nos últimos minutos para embalar a equipa para uma recuperação notável. Belmiro tentou alvejar a baliza mas entretanto soou o sinal sonoro do final do jogo mas houve falta. Paulo Silva tentou o golo da vitória mas a bola saiu ao lado. 

Paulo Silva com sete golos e Pimenta com seis foram os melhores marcadores do AC Fafe, enquanto Angel Luzueta e António Ventura foram os melhores marcadores da equipa da Maia, com cinco golos cada.

Sem comentários: