.

.
.

sábado, 7 de janeiro de 2017

1.ª Div. AF Braga: GD Silvares, 3 - SC Fermilense, 0 (Vencer sem sofrer)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Silvares controlou o jogo 

O GD Silvares recebeu e venceu o SC Fermilense por 3-0, em jogo em que a equipa orientada por PH teve o predomínio e foi eficaz, apesar da formação que viajou de Celorico de Basto também ter criado algumas oportunidades para marcar. De Registar uma expulsão para casa lado no mesmo lance da partida devido ao desentendimento entre Ratão e Kurani, do Silvares e Fermilense, respectivamente. 

Depois de dez minutos em que as oportunidades de golo andaram ausentes, pertenceu ao Silvares a primeira ocasião de perigo, aos 11', com Ratão a servir Coelho e este, dentro da área a atirar ao lado.

Na resposta a equipa de Basto podia ter marcado, com Tozé a cruzar do lado esquerdo para Lemos falhar a emenda ao primeiro poste, acabando o Fermilense por ganhar canto na sequência do qual Brioko cabeceou ao lado. 

O primeiro golo da partida chegou aos 18', com Ferrinho a entregar a Samu e este na linha a cruzar para o coração da área, onde aparaceu Bento sem qualquer oposição a rematar para a baliza.

O Fermilense teve a possibilidade de empatar aos 20', numa jogada em que Lemos fois mais rápido que os defesas fafenses e ao ver Rik vir ao seu encontro, tentou fazer um chapéu mas o guarda-redes da equipa do Silvares conseguiu chegar à bola pelo ar e evitar o golo. O Fermilense podia ter marcado também no minuto seguinte, quando Luciano bateu um livre perto do meio campo  e João Faria por pouco não emendou ao segundo poste. 

Aos 22', numa grande transição de futebol, desenhada por Coelho, Bento e Samu, sempre a jogar ao primeiro toque, acabando como último a dar mais um toque na bola já dentro da área, permitindo que esta chegasse ao guarda-redes sem problemas.

O jogo só voltou a ter uma jogada de golo aos 33', com Bento em boa posição na área a atirar fácil para o guarda-redes. 

O segundo golo do Silvares mereceu o protesto da equipa de Basto pois os seus jogadores abrandaram para uma eventual assistência a Mike mas os jogadores fafenses foram rápidos e enquanto o colega estava no chão, aproveitaram o relaxe da equipa do Fermilense para fazer um golo fácil, com Bento a subir com a bola até à área e a entregar de bandeja a Coelho que só teve de encostar. 

Reagiu bem a equipa visitante e Miguel podia ter marcado um golo de bandeira, aos 35', num remate de muito longe em que viu a bola bater na barra já com Rik batido. 

Na segunda parte a partir decaiu em qualidade e aí notou-se alguma supremacia do Silvares que recomeçou o jogo ao ataque, conquistando logo um pontapé de canto. 

O muito frio que se fez sentir em Silvares, devido ao sol estar praticamente todo o jogo encoberto pelas árvores altas dos montes das redondezas esteve de acordo com a qualidade da partida neste período, com muitas paragens e pouco futebol. 

O jogo só aqueceu aos 67', quando Ratão e Kurani se travaram de razões e mereceram ambos ordem de expulsão.
´
O cronómetro foi avançando e só aos 70' é que Joãozinho, que tinha entrado aos 60', tentou alvejar a baliza do Fermilense, a bola bateu nos defensores, sobrou para Coelho que teve tempo para fazer o remate mas, após duas fintas, acabou sem condições de alvejar a baliza. 

O Silvares dispôs de um livre directo aos 73', que Mike cobrou mas o remate saiu por cima da baliza. 

A equipa orientada por PH podia ter marcado aos 79', depois de Bento ter fintado três jogadores adversários meteu a bola na área mas Moura já não contava com ela e quando a recebeu já não teve tempo para decidir com discernimento, acabando por rematar fraco e fácil para o guarda
-redes.

Numa altura em que o Fermilense jogava já há alguns minutos perto da área do Silvares surgiu o 3-0 para a equipa da casa, através de uma grande penalidade contestada pelos adversários que entediam ter sido simulação de Coelho. Mike encarregou-se de a cobrar, rematando colocado junto ao poste para fixar o resultado em 3-0. 

Bento teve o quarto golo nos pés quando aos 88', ficou na cara de Diogo Magalhães, mas n~ºao conseguiu bater o guarda-redes e ainda enviou a bola por cima da trave. 

Uma partida em que o Silvares acaba por ser um justo vencedor, talvez por números exagerados, pois o Fermilense, principalmente na primeira parte dispôs de algumas oportunidades que não concretizou. Talvez por não haver mais jogos dos campeonatos regionais em Fafe, notou-se a presença de alguns treinadores em Silvares. 

Jogo no Campo Professor Manuel José Dias, em Silvares S. Martinho, Fafe.       

GD SILVARES: Rik; Ratão, Tiago, Moura, Nelson Ferrinho (Soko, 87'), Fernando (João Moura, 76'), Samu, Raul (Raul, 60'), Mike, Coelho e Bento. Treinador, PH.  
SC FERMILENSE: Diogo Magalhães; João Faria, Luciano, Brioko (Licínio, 63'), Kurani, Lemos, Eugénio, Miguel, Tozé (Joel, 51'), Micael e Brinca (Brinca, 84'). Treinador, Carlos Magalhães. 
   
DISCIPLINA: cartão amarelo - Luciano, 35'; Ferrinho, 44'; Brioko, 45'; Licínio, 72'; Coelho, 80', Diogo Magalhães, 85' e Samu, 90+2. cartão vermelho - Ratão, 67' e Kurani, 67'. 
    
GOLOS: Bento, 18; Coelho, 34 e Mike, 85' (g.p.)

Sem comentários: