.

.
.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Fafe Runners no topo do Ultra Trail Ibérico de Vilar de Perdizes

Texto: JVM /Fotos: DR

Nuno Fernandes venceu nos 53Km 

Fernando Gonçalves venceu nos 18km distância com vitória colectiva para os fafenses 

Onze atletas da equipa Fafe Runners marcaram presença numa das provas mais singulares e enriquecedoras do calendário nacional de Trail Running, o Ultra Trail Ibérico Vilar de Perdizes, evento com um ambiente único, cuja proximidade à fronteira permite um salutar convívio entre atletas portugueses e espanhóis. 

Com grande componente histórico e cultural, aliado a um percurso fantástico centrado à volta da majestosa montanha do Larouco (1535m de altitude), a prova principal contava para a Taça de Portugal de Skyrunning. 

Foi inserido neste exigente contexto que os atletas fafenses tiveram um desempenho brilhante, tendo Nuno Fernandes vencido a Jupiter Optimo Maximo, com umas impressionantes 5horas 34minutos, num traçado que, devido a adversidades de última hora, acabou com a distância de 53km em vez dos 49 programados, o que, associado ao extremo calor que se fez sentir e à natural dureza do percurso (com picadas demoníacas de 40% de inclinação), provocou desgaste acrescido a todos os participantes, levando a que muitos acabassem por desistir, facto que valoriza ainda mais o feito do atleta fafense, que já tinha vencido a edição do ano trasacto, na mesma distância.
Nuno Fernandes em plena prova 

No VII Piae Felicis, com 18km, a Fafe Runners dominou a prova com 1.º, 3.º e 5.º classificados, o que permitiu a vitória individual e por equipas. Fernando Gonçalves foi o grande vencedor, em 1h35min03s, Rui Pedro Povo o 3.º da geral (2º do escalão Veteranos), com 1h40min39s, e Daniel Costa o 5º (3º do escalão Sénior), com 1h40min49s. Ainda no trail curto, de referir o 25º lugar de João Vieira Mendes, 36º de Pedro Silva, 121º de Fernando Marinho e 130º de Fátima Araújo. 

De realçar o batismo de Ricardo Gonçalves que se superou e estreou no mundo das Ultramaratonas, completando os 53 km da Jupiter Optimo Maximo na 25ª posição, com 8h21min. Participaram ainda na Jupiter Optimo Maximo Hugo Fernandes e José Manuel Pereira que acabaram por não concluir a prova, mas vendendo cara a desistência, não deixando de dar a devida luta à imponente montanha do Larouco. 

Foi mais uma excelente prestação da equipa de trail running fafense no Ultra Trail Ibérico Vilar de Perdizes, depois da vitória individual e coletiva, em 2015, na Jupiter Optimo Maximo. A Fafe Runners recupera já baterias para mais desafios que se avizinham, sendo o mais próximo, o Grande Trail Serra D’Arga.

Sem comentários: