.

.
.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Maior pelotão de Terra Batida da 78.ª Volta a Portugal foi um sucesso

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Mais de uma centena responderam à chamada 


Apesar do dia e da hora não serem os mais adequados a um evento desta natureza ainda teve uma grande adesão a iniciativa que partiu da Rinus Fafe, Porto Canal e Jornal Notícias de Fafe em juntar o maior pelotão de terra batida da 78.ª Volta a Portugal, tendo conseguido reunir mais de uma centena de ciclistas divididos entre bicicletas de estrada e de montanha, bem protegidos pelos motard’s da Volta, Manuel Guimarães, Pedro Guimarães e Hélder Ferreira, tendo a nossa reportagem viajado na mota deste último.

O início do percurso foi no Centro de Moreira de Rei guiado por três das motas da organização da Volta a Portugal e Polícia Municipal, subimos pela estrada N311 até ao Confurco, viragem a esquerda e entrada na terra batida, com passagem no Salto da Pedra Sentada. Estava concluída a passagem do maior pelotão pela terra batida, e no final é unanime que as bicicletas rolam bem no pavimento de terra, importante vai ser entrar na frente do pelotão no início da terra batida e com certeza que o espetáculo vai ser garantido. O percurso realizou-se em ritmo de passeio e até houve tempo para reagrupamento e segunda passagem pelo Salto da Pedra Sentada.

Para um dos ciclistas que vai participal na Volta a Portugal, pela equipa do Louletano, o fafense Rui Rodrigues, “foi bonito ver o pessoal com a curiosidade e a vontade de fazer o percurso que a volta a Portugal vai realizar. E mostra que na minha terra, muita gente gosta de praticar este desporto e o prazer que sentem ao andar de bicicleta que com o ambiente que as Serras de Fafe proporcionam para a prática deste desporto é fantástico”.

Já na opinião do antigo ciclista do pelotão nacional, Manuel Martins, “esta “etapa” foi engraçada e bastante participada. A hora e o dia é que foram mal escolhidos. Talvez se fosse no fim de semana teria muitos mais participantes, mas os organizadores tens as suas razões e nós respeitamo-las”. 

Na óptica de Benigno Marques, Cicloturista da UDAR Quinchães, “apesar do dia e da hora não serem os mais apropriados, a iniciativa foi bastante positiva porque permitiu abordar o ciclismo de uma maneira diferente, num passeio que foi um convívio e desafiou os praticantes de ciclismo a testarem as suas capacidades em piso de terra, o que para os ciclistas de estrada foi um desafio ainda maior, o que promete uma etapa de volta a Portugal em grande e espectacular quando fizer o mesmo trajecto na terra por onde este passeio passou”. 

Albino Sousa da Aro 27 revelou que pelo que viu neste passeio “a passagem da
volta pelo salto da Pedra Sentada vai ser um sucesso total pois o percurso tem tudo para proporcionar um grande espectáculo no ciclismo e na etapa que vai terminar em Fafe e percorrerá este pequeno mas simbólico bocado de terra batida, que já está eternizado pelo Rali e vai ficar ainda mais com a passagem da volta a Portugal. Um passeio bastante agradável que naquela paisagem se tornou ainda mais espectacular”. 

Para um dos organizadores e responsáveis pelo Rinus Fafe, Gilberto Fernandes, O MAIOR PELOTÃO da TERRA BATIDA, um evento que tinha como objectivo promover a 2.ª etapa da volta a Portugal de 2016 com chegada a Fafe, este ano o final tem como principal atração a passagem na terra batida do troço de rally da Fafe – Lameirinha, parte final da etapa e que certamente deixará todos os amantes das bicicletas curiosos como vai ser a passagem do pelotão e da caravana no mítico local dos Ralis. O evento contou com mais de uma centena de participantes, a maioria de Fafe, mas também de Guimarães, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Felgueiras e até de dois colegas que se deslocaram de Amarante. Para quem quiser ir ver o final da etapa do dia 29 deste mês, não vai faltar zonas espetáculo, entrada na terra (Confurco), a meio da subida existe uma zona com mais de 15% de inclinação, salto da Pedra Sentada e a curva na cova depois do salto. Os Rinus Fafe agradecem a colaboração de todos os intervenientes, venham os Campeões.”

MAIS FOTOS AQUI

Sem comentários: