.

.
.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

GD Chaves venceu o 5.º Torneio de Veteranos Cidade de Fafe



Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Frieza transmontana 

A formação de Veteranos do Grupo Desportivo de Chaves que foi convidado de última hora para substituir os espanhóis do Ribadeo, foi a grande vencedora do 5.º Torneio Cidade de Fafe ao bater na final a equipa anfitriã da UD Fafe A60 por uma bola a zero com  um golo apontado por Josué já na segunda parte do desafio. Na atribuição do último lugar do pódio, o Beira Mar venceu os Veteranos de Mogadouro por 2-0.  

para chegarem à final os flavienses eliminaram a equipa dos veteranos de Tavira por 1-0 e depois o Beira Mar por 2-0. Já a UD Fafe A60 deixou pelo caminho os Veteranos da Régua, que venceu por 2-0, o mesmo resultado com que venceu os veteranos do Mogadouro.  

No jogo da final foi a equipa da UD Fafe a criar mais e melhores oportunidades para chegar à vitória. Entre outros, aos 11', Vitinha em remate dentro da área obrigou Toni a grande defesa. Aos 13', o mesmo jogador, rematou de primeira ao lado, após assistência primorosa de Paulinho. O Chaves rematou por Jó aos 15' e aos 26' reclamou uma grande penalidade. Sobre o intervalo, Condeço cobrou um livre ao segundo poste com Arlindo, com tudo para o golo, a rematar de cabeça ao lado. 

A UD Fafe começou a segunda parte como terminou a primeira, ao ataque e aos 53', Nelo obrigou Toni a mais uma grande defesa. Os flaviense marcaram o único golo do desafio aos 55', num cruzamento da esquerda para o segundo poste onde Josué, de cabeça bateu Paulo Rocha. A partir daí e até final do desafio a UD Fafe pressionou e jogou praticamente no meio campo do Chaves mas os transmontanos mostraram-se coesos e fecharam bem a baliza, mantendo a vantagem até final. 
    
O torneio, inseriu-se no 10.º aniversário da União Desportiva de Fafe A60 e estendeu-se por dois dias, no primeiro nos campos n.º 2 do Parque Municipal de Desportos de Fafe e do OFC Antime e no segundo dia, no Domingo, apenas em Antime, onde habitualmente joga a UD Fafe A60. 

Foram realizados 12 jogos com duas partes de 30 minutos, tendo sido marcados 33 golos e em duas dessas partidas houve necessidade de desempate através de grande penalidades. 


Acima de tudo foi uma grande jornada de convívio e de intercâmbio cultural, com equipas de várias zonas do país, desde Trás os Montes, Mogadouro, Régua e Chaves, ao Algarve, Tavira, passando pela zona centro com Beira Mar e Paços de Brandão que se juntaram à UD Fafe. De Zurique, na Suiça viajou a Casa do Benfica, composta por emigrantes portugueses, entre eles alguns fafenses.

Todas as equipas viajaram para as suas casas agradadas pela forma como o torneio foi conduzido, com a hospitalidade de todos os fafenses e pela maneira com que foram tratados em Fafe. 

Prevaleceu o espírito dos veteranos, com camaradagem e boa disposição, terminando esta grande jornada com um jantar na Quinta das Vinhas que envolveu as oito equipas as quais se distribuíram estrategicamente misturadas pelas várias mesas.

Este torneio fez sem sombra de dúvidas mais amizades e todos os que vieram a Fafe deixaram algo de si e levaram também algo de bom para contar e mais tarde recordar. 


RESULTADOS 

Jogo 1 | UD Fafe A60, 2 - Veteranos da Régua, 0

Jogo 2 | SC Beira Mar, 1 - Paços Brandão, 0

Jogo 3 | Casa Benfica Zurique, 2 - Grupo Veteranos Mogadouro, 2 (5-4 g.p.)


Jogo 4 | GD Chaves, 1 - Grupo Veteranos Tavira, 0


Jogo 5 | Veteranos da Régua, 3 - Casa Benfica Zurique, 3 (6-5 g. p.)

Jogo 6 | Paços Brandão, 3 - Grupo Veteranos Tavira, 1 

Jogo 7 | UD Fafe A60, 2 - Grupo Veteranos Mogadouro, 0

Jogo 8 | SC Beira Mar, 0 - GD Chaves, 2

Jogo 9 | Casa Benfica de Zurique, 4 - Grupo Veteranos de Tavira, 2

Jogo 10| Lugar| Veteranos da Régua, 1 - Paços Brandão, 2

Jogo 11 | Veteranos do Mogadouro, 0 - SC Beira Mar, 2 

Jogo 12 | UD Fafe A60, 0 - GD Chaves, 1       

Classificação: 1.º GD Chaves, 2.º UD Fafe A60, 3.º SC Beira Mar, 4.º Veteranos do Mogadouro, 5.º Veteranos Paços de Brandão, 6.º Veteranos da Régua, 7.º Casa do Benfica de Zurique, 8.º Grupo de Veteranos de Tavira. 


Jogo no Campo de Jogos de Antime, Fafe

UD FAFE A60: Coelho; Samuel, Arlindo, Roberto, Leandro, Condeço, Feliciano, Paulinho, Braga, Torrinheira e Vitinha. Jogaram ainda: Paulo Rocha, Jaime, Pereirinha, Charta, Nelo, Cunha, Afonso, Agostinho e Pires. Treinador, Gentil Antunes.    

GD CHAVES: Toni; Louçano, Patrik, João Branco, Kasongo, Luís Abílio, Paulo Alexandre, Jó, Chaves, Manuel Roscas e Zé Carlos. Jogaram ainda: Vítor, João Albano, Luís Bexigas, Josué e Teixeirinha. Treinador, Teixeirinha/Paulo Alexandre. 

MARCADOR. Josué, 55'.

Sem comentários: