.

.
.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Andebol - 1.ª Div. Nac. Man,/Des.: ADA Ismai, 30 - AC Fafe, 29

Redacção 


Alargamento da 1.ª Divisão pode manter o AC Fafe

Depois da noticia que o campeonato nacional da 1ª divisão na próxima época vai sofrer mexidas no que se refere à sua estrutura, com o alargamento para 14 equipas, assim como, a passagem para a disputa da fase final em moldes diferentes dos atuais, com as 6 primeiras equipas da fase regular a disputarem o titulo, partindo com 50% dos pontos obtidos nessa mesma fase, com os outros 8 emblemas a realizarem idêntico campeonato entre si para determinar os dois que irão descer de divisão, tendo em atenção que os pontos de partida para esta fase de manutenção são 50% dos obtidos na fase regular.

O AC Fafe com uma vida muito complicada no que se refere à manutenção nesta época no campeonato nacional da 1ª divisão, caso necessite por não conseguir a manutenção, vai ter no início da próxima época a possibilidade de jogar uma liguilha de manutenção/subida de divisão, em que os dois últimos classificados da 1ª divisão com o 3º e 4º classificado da 2ª divisão fase final, vão esgrimir quem são os dois emblemas que irão permanecer ou subir de divisão para a época de 2016/2017, em moldes já definidos pela FAP.

O jogo de hoje, representava para os fafenses uma derradeira hipótese de poder continuar a lutar por uma posição de manutenção no atual figurino do campeonato nacional, isto caso vencesse a forte formação maiata do ISMAI.

Este foi um jogo que teve um domínio quase total da equipa fafense, mas que no final novamente, e dizemos novamente, porque idêntico desfecho teve o jogo da 1ª fase disputado na Maia, com a equipa do AC Fafe a perder depois de estar em vantagem por margem considerável.

O jogo teve um equilíbrio relativo até aos 15 minutos da 1ª parte, a partir daqui o AC Fafe dispara no marcador e vai para intervalo a vencer por 6 golos, 13-19.

Na 2ª parte continuou o domínio fafense, com um controle efetivo do marcador, com a equipa local do ISMAI a aproximar-se no marcador, mas sem nunca se julgar ser possível acontecer o sucedido nos últimos minutos de jogo.

Assim, a sensivelmente 4 minutos do final de jogo o ISMAI reduz para os 28-29, para de seguida a 3 minutos do final empatar 29-29 e acabar por vencer por 30-29.

Julgamos, e até pelo registo disciplinar, este jogo teve alguns aspetos menos favoráveis ao AC Fafe, com a equipa de arbitragem a ter decisões no mínimo controversas, com os fafenses a apresentarem queixas palpáveis, enfim, mais um jogo que se perde depois de ter estado praticamente ganho.
Com esta derrota, o AC Fafe terá de preparar convenientemente a sua participação no Torneio de Acesso/Manutenção, que vai permitir que as duas equipas que se classifiquem nos dois últimos lugares da 1.ª divisão e os 3.º e 4.º da 2ª divisão, vão jogar na pré-época para determinar quem serão os dois emblemas que vão estar presentes no campeonato nacional da 1.ª divisão da época 2016/2017.

Sem comentários: