.

.
.

sábado, 19 de outubro de 2013

Andebol - 1.ª Div. Nacional: AA Avanca, 20 - AC Fafe, 21

Texto e foto: João Carlos Lopes 

Na boa defesa esteve o ataque
mas não se livraram do susto  

- Pedro Peneda, Armando Pinto e Miguel Marinho sobressaíram

Num jogo de baixo índice de eficácia das duas equipas o Andebol Clube de Fafe foi a Estarreja vencer um adversário directo, a AA de Avanca por 21-20, naquela que foi a segunda vitória na temporada. Depois de um jogo de difícil digestão contra o Passos Manuel os fafenses conseguiram agora dar a volta por cima e conquistar os três pontos. 

O AC Fafe só utilizou oito jogadores neste desafio. O sete base mais as entradas de Luís Gonçalves por troca com Cláudio Mota em situações de defesa ataque. 

A equipa fafense voltou a entrar mal no jogo, permitindo um avanço de 4-0 ao Avanca com apenas seis minutos de jogo. Aos 25 minutos a equipa visitada vencia por 10-7 mas o ACF puxou pelos galões e com uns óptimos 5 minutos igualou a partida antes do descanso. 

Na segunda parte o ACF entrou muito bem e teve uma boa vantagem na partida com 16-19 a seu favor. Porém, quando o jogo parecia controlado voltou a descarrilar e o Avanca conseguiu empatar 19-19 e depois 20-20. 

Aos 28:50 o ACF já a ganhar 21-20 falhou um livre de sete metros e o Avanca podia ter igualado mas perdeu a bola. Desta vez os fafenses conseguiram fazer posse de bola durante trinta segundos e acabaram por alcançar uma vitória justa mas sofrida.  

Foi uma partida em que o ACF não pôde contar com o ponta esquerda Eduardo Sampaio, que se encontra lesionado,  mas em que a equipa soube responder a essa adversidade.

Ao intervalo registava-se uma igualdade a dez golos e na segunda parte os fafenses conseguiram a vitória pela diferença mínima com um parcial de 10-11. 

Quem esteve em grande neste jogo foi o capitão Armando Pinto, bem como Pedro Peneda e o guarda-redes Miguel Marinho. O primeiro marcou cinco golos em seis remates e o segundo fez sete em dez, o que lhes confere uma eficácia de 83% e 70%, respectivamente. De salientar que a eficácia total da equipa se ficou pelos 48%, o que quer dizer que os fafenses falharam mais remates do que aqueles que concretizaram. Refira-se ainda que para esta vitória muito contribuíram is cinco golos da linha de nove metros alcançados por Pedro Peneda, que tem tido um grande peso na equipa esta temporada. Miguel Marinho desta vez defendeu o jogo todo tendo feito 17 defesas em 37 remates do Avanca, contribuindo decisivamente para a vitória fafense. O seu opositor, na outra baliza, defendeu 16, em 38 remates da equipa fafense. 

Mesmo assim o ACF tentou muito os remates da linha de nove metros e só concretizou sete em 21 tentativas. Porém mais que da linha de seis metros em que marcou quatro golos em sete remates. Os outros foram obtidos em contra-ataque (2), de livre se sete metros (2) e nas pontas marcou oito.    

O AC Fafe esteve muito bem em termos defensivos e mais uma vez mal no que respeita ao ataque. Porém desta vez a vitória atenua qualquer coisa e pode ajudar a melhorar para a próxima partida que é no dia 26 de Outubro, em Fafe, contra o Belenenses de Luís Nunes, uma equipa que nesta altura está ao alcance dos fafenses. 
.

Sem comentários: