.

.
.

domingo, 22 de setembro de 2013

Taça de Portugal - 2.ª Elim.: AD Fafe, 2 - FC Perafita, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes  

“Podemos e devemos fazer muito melhor”
.
- Pedro Freitas defendeu penalti e quer Vitória de Guimarães a seguir 

A AD Fafe venceu o FC Perafita por 2-1 e garantiu a presença na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, na qual o guarda-redes Pedro Freitas que defendeu um penalti neste jogo deseja encontrar o Vitória de Guimarães. Já Agostinho Bento prefere uma equipa mais acessível e de preferência em casa. Treinador que disse que o Fafe “pode e deve fazer muito melhor” 

No último dia de Verão o calor impediu os jogadores de terem um rendimento melhor mas não obstou a que fossem marcados três golos. No entanto foram bebidos muitos litros de água pelos atletas neste jogo. 

A primeira parte jogou-se a baixa velocidade e no primeiro quarto de hora o Perafita estava instalado no seu meio campo, com o Fafe a tentar furar o esquema montado pelo técnico Óscar Nogueira. Adul, aos 8 e aos 18 minutos, primeiro de cabeça, a atirar ao lado e depois com o pé, já na área a obrigar Beleza a boa intervenção mas com Filipe a pedir a bola em boa posição. Aos 22’, o mesmo avançado do Fafe a rematar de cima para baixo viu novamente Beleza a negar-lhe o golo. 

O Perafita criou perigo aos 25’ com Fernando na sequência de um canto a cabecear ao lado. Os matosinhenses ganharam alguma confiança e aos 37, Fonseca, de fora da área rematou ao lado. Nesta altura o Fafe tentava um futebol mais directo mas os centrais do Perafita estavam atentos. 

Aos 42’ boa jogada do Fafe pela esquerda, Silvestre serviu Filipe que conquistou um canto. Já em compensação do 1.º tempo, Raviola cruzou e um homem do Perafita desviou a bola ainda bateu no poste. De seguida, a cruzamento de Filipe, Gil de cabeça, viu Beleza negar-lhe o golo. 

O Perafita podia ter marcado no primeiro minuto da segunda parte com Lutchindo a aproveitar uma desatenção da defensiva do Fafe e a obrigar Pedro Freitas a grande defesa.

Aos 46’, Tinaia caiu na área na luta com Raviola e o árbistro assinalou grande penalidade. Na marcação Tiago Madalena permitiu a defesa de Pedro Freitas. Aqui o Fafe ganhou outro ânimo e partiu para a ofensiva. 

Aos 51’, Tiago cruzou para Filipe voar e ver Beleza a brilhar mais uma vez. Aos 55 ‘ Silvestre marcou um livre directo de forma irrepreensível levando a bola a entrar no ângulo superior esquerdo da baliza de Beleza. 

A alegria do golo do Fafe durou pouco porque passados dois minutos o Perafita chegou ao empate, com Fernando a aparecer na área a cabecear. 

Aos 59’ uma jogada de Raviola na direita com Pacheco a tirar quase sobre a linha de golo. Aos 62’ Ferrinho rematou forte para ganhar canto, na sequência deste, André ao primeiro poste atirou ao lado. 

Respondeu o Perafita aos 71’, sempre pelo seu melhor jogador Lutchindo que apareceu a rematar cruzado e viu Pedro Freitas defender com os pés. Aos 74’ Zé Brochado recebeu á entrada da área, virou-se, o remate saiu ao lado. aos 74’ Tinaia fez o mesmo na área do Fafe. Aos 78, boa jogada de Adul a meter em Carneiro e este a rematar á malha lateral. 

Aos 80’ André atirou à barra. No minuto seguinte na sequência de um canto cobrado por Filipe, Ricardo Fernandes, ao primeiro poste desviou a bola para o golo. 

Aos 89 o Perafita levou o perigo à área do Fafe, numa jogada de muita confusão com Lutchindo a rematar em última instância.

Nos quatro minutos de compensação nada se alterou e o Fafe passou por mérito próprio á eliminatória seguinte perante um Perafita que tudo fez para tentar pelo menos levar o jogo para prolongamento. 


Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.

Árbitro: Marco Cardoso (CA Vila Real), auxiliado por Nuno Fraguito e Sérgio Faceira. 

AD FAFE: Pedro Freitas; Raviola (Zé Brochado, 83), Ricardo Fernandes, Xavi, João Carneiro, André, Tiago, Silvestre, Gil (Ferrinho, 56), Filipe (João Leite, 83) e Adul. Treinador, Agostinho Bento.

FC PERAFITA: Beleza; Pacheco, Tiago Madalena, Coutinho, Viana (Rui Miguel, 84), Fonseca, Toninho (Ricardo, 79), Fernando, Lutchindo, Hélder Silva e Tinaia (Rafa, 82). Treinador, Óscar Nogueira. 

DISCIPLINA – Amarelos: Raviola, 49; Fernando, 54; Xavi, Filipe, 60; Viana, 71; Ferrinho, 87; Tiago Madalena, 90+1 e 90+3. Vermelhos: Tiago Madalena, 90+3. 

MARCADORES: Silvestre, 55; Fernando, 57 e Ricardo Fernandes, 80.
.

Sem comentários: