.

.
.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Futsal: Estreia do GCR Stª Maria Ribeiros no Campeonato da AFF


Texto e fotos: João Carlos Lopes

“Discutir o resultado em todos os jogos”  


O Grupo Cultural e Recreativo Santa Maria de Ribeiros que já foi uma das mais carismáticas equipas do Futebol Popular Concelhio está de volta ao desporto através do Futsal, tendo uma equipa inscrita no campeonato da Associação de Futsal de Fafe. 

Pedro Santos, também conhecido por Barroso, será o treinador desta nova equipa de Futsal tendo orientado na época passada os Leões do Ferro que foi a equipa sensação do campeonato. Foi lá que recrutou a base do palntel com que vai encarar esta prova para a qual traçou como objectivo “lutar jogo a jogo para discutir o resultado com qualquer equipa independentemente do nome que tenha”. Para isso, espera treinar um Ribeiros “que seja forte física e psicologicamente pois considera a equipa muito equilibrada com dois elementos bons para cada posição”. O treinador diz com orgulho que “todas as primeiras escolhas aceitaram o convite para integrarem a equipa”. O critério de escolha foi “ter sobretudo homens na equipa, que sejam humildes e com espírito de grupo”. 
Marcelo Novais é o homem que faz a ponte entre a equipa e a Direcção, sendo igualmente treinador-adjunto e justifica a aposta no Futsal porque “é uma modalidade que está na mó de cima e em franca expansão que vai permitir que se volte a falar do Ribeiros que era um dos históricos do Futebol Popular e que tinha cessado a actividade nesse desporto, estando uma época sem competir em qualquer modalidade. Mas este projecto do Futsal do GCR Santa Maria de Ribeiros não se vai ficar pelos seniores porque também vai existir esta temporada uma equipa de Traquinas que vai competir na Liga ACR Fornelos”. 


O regresso do Ribeiros à actividade desportiva só é possível com o grande apoio da Junta de Freguesia e da Direcção da colectividade que é gerida por um “dinossauro” o presidente e um dos fundadores da agremiação, em 1972, Valdemar Antunes Novais. Além disso a colectividade tem um patrocinador principal e conseguiu reunir outros pequenos apoios. 

A equipa já se encontra a treinar desde o dia 2 de Setembro tendo aproveitado o polidesportivo da freguesia na primeira semana para gerir melhor os recursos económicos, passando depois a efectuar os treinos na Escola Secundária de Fafe. 


PLANTEL DO SANTA MARIA DE RIBEIROS 

André-Guarda-redes (ex-Leões de Ferro)

Barófia- Guarda-redes (ex-Vinhós)

Paulinho-Fixo (ex-Leões de Ferro)

Pedro Freitas-Fixo (ex-Amigos de Fafe)

Filipe Coveiro-Ala/Fixo (ex-Leões de Ferro

Gil-Ala (ex-Leões de Ferro)

Raminhos-Ala/Pivot (ex-Leões de Ferro)

Talho-Ala (ex-Fornelos)

Ricardinho-Ala (ex-Leões de Ferro)

Celso-Pivot (ex-Antime (Futebol de 11)

Ruca-Pivot (Ex. Leões de Ferro)

Vasco-Ala (sem Clube)


Treinador: Pedro Santos “Barroso”

Treinador Adjunto: Marcelo Novais

Massagista: Armindo Nogueira

Director: Ricardo Freitas

Presidente: Valdemar Antunes Novais

.

Sem comentários: