.

.
.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Futevólei: Fafenses Noré e Jota Sá vencem em Ponta do Sol

Texto: João Carlos Lopes / Fotos: DR 


Uma modalidade em expansão no Concelho de Fafe 

João Sá e Norberto Sá (Jota e Noré) sagraram-se campeões do torneio de Futevólei que decorreu no concelho da Ponta do Sol, ilha da Madeira, tendo apenas cedido um “set” aos adversários, obtendo, na final, os parciais de 22-20; 19-17 e 18-9. Já no primeiro dia a dupla de Fafe tinha ganho todos os seus jogos disputados tendo ficado em primeiro lugar do seu grupo, assegurando a passagem directa para as meias-finais que decorreram no último Domingo. 

Esta é uma modalidade que está agora a ser mais conhecida e mais praticado no Concelho de Fafe onde existe uma comunidade de praticante bastante alargada, a qual tem contado com a colaboração de várias pessoas e entidades, nomeadamente os Leões de Ferro que cedem o seu espaço de areia gratuitamente e uma rede caso seja necessário. Também o café Forte, de Fornelos, tem contribuído para a divulgação da modalidade pois nas suas imediações possui uma quadra de areia com rede fixa e que também cede esse espaço aos praticantes de forma gratuita e ainda a Câmara Municipal de Fafe com o seu espaço no parque da cidade. 
Esta modalidade está a ser praticada por vários atletas, de todas as idades e de vários desportos (Futebol, Futsal, Andebol, Atletismo, etc.). Existe inclusive uma página no Facebook (Futevólei Fafe) que alguns atletas utilizam para comunicarem entre si, nomeadamente para combinar jogos/treinos e para dar a conhecer alguns resultados que os atletas de Fafe vão obtendo nos diversos torneios. 

O Futevólei é um jogo que se realiza numa quadra de areia, igual ao vólei-de-praia, tendo variantes quanto ao número de jogadores mas sendo o 2x2 o mais praticado. Pode jogar-se com qualquer parte do corpo excepto as mãos. O serviço é feito com o pé estando a bola no chão. No resto, as regras são semelhantes ao voleibol, com a diferença de a rede estar um pouco mais baixa (2,20m).
.

Sem comentários: