.

.
.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Futsal - Taça AF Braga: D. Jorge Antunes, 3 - Nun'Alvares, 3 (7-5 a.p.)




Texto e fotos: Ricardo Castro

Luta inglória deixa fafenses fora da final

- Grande exibição merecia apuramento

- Poker de Diogo Rafael

Um verdadeiro espetáculo de futsal, com emoção e indecisão até ao último apito do árbitro. O Nun’Álvares foi a Vizela disputar o acesso à final com o Desportivo Jorge Antunes, num jogo excelente dos fafenses, que se bateram contra um bom adversário na sua casa, mas a luta foi inglória e no prolongamento o sonho da final ficou por terra. 

Após empate a três bolas no final dos 60 minutos, o jogo terminou com 7-5 a favor dos vizelenses. A coesão defensiva e a garra demonstrada, além do poker de Diogo Rafael e mais um golo de Luís Paulo foram insuficientes para vencer.

O Nun’Álvares entrou sem medo no jogo e Diogo Rafael podia ter inaugurado o marcador por duas vezes, aos 5 e aos 14 minutos.

Mas os vizelenses marcaram primeiro, aos 18’ por Pedro Abreu. No entanto, foi pronta a resposta dos condestáveis, com Hugo Lemos a desmarcar Diogo Rafael que pela direita simulou Vasco, tirando o guardião do caminho e rematando para o 1-1.

Aos 22’, reviravolta no marcador. João Pedro recuperou a bola, correu pela esquerda e colocou a bola à entrada da área, onde surgiu Diogo Rafael, que após driblar adversário, atirou para o fundo da baliza.
Ainda antes do intervalo, Vitinha empatou aos 28 minutos. Mas os fafenses voltaram a reagir eficazmente e Luís Paulo, num remate colocado após passe de Carlos, fez o 2-3 com que se chegou ao descanso. Primeira parte exímia dos visitantes que venciam com justiça.

Na segunda parte, a equipa de José Magalhães e Luís Barros entrou com a mesma atitude mas viria a sofrer o empate aos 36 minutos por Reinaldo, num lance em que Carvalho é um pouco mal batido.
Após consentir o empate as coisas complicaram-se ainda mais, com Chico a ver o segundo amarelo por alegado toque num adversário que o fez cair, quando o jogo se encontrava interrompido. Com igualdade de critérios o atleta vizelense também veria o amarelo.

Com menos um durante dois minutos, os fafenses aguentaram o empate mas chegaram às cinco faltas, com quase vinte minutos pela frente.

O Nun’Álvares podia ter carimbado a passagem com duas boas oportunidades no fim, mas Vasco opôs-se ao remate de Hugo Lemos, aos 56’ e ao cabeceamento de Diogo Rafael, aos 59’, O prolongamento era inevitável, com o 3-3 no fim do jogo.

Na primeira parte do prolongamento e a ter de arriscar, sabendo que não podia cometer mais faltas, o Nun’Álvares viu o adversário chegar ao golo, por Reinaldo, num remate frontal, aos 62’. Pouco depois, Sá fez o 5-3 e as coisas complicavam-se ainda mais.

Mas na resposta, Diogo Rafael recebeu de Luís Paulo e na área rematou para o 5-4.

No minuto seguinte, o Nun’Álvares cometeu falta e Reinaldo, de livre perante Nuno, fez o 6-4.

Na segunda parte do prolongamento, os fafenses fizeram de tudo para virar o resultado mas os da casa chegaram ao 7-4, novamente num livre, com Cueca a bater Nuno na recarga.

Na resposta, Diogo Rafael fez o 7-5, num golo bonito de calcanhar após passe a rasgar de João André. Na sequência deste lance, Luís Paulo foi expulso por gestos menos próprios para uma bancada que o insultou em vários momentos do jogo. No entanto, a atitude do n.º 9 foi bem retificada no fim, ao dirigir-se aos adeptos vizelenses pedindo desculpa, com um ou outro menos educados, mesmo com a correcta atitude do atleta.

A luta e a grande exibição colectiva do Nun’Álvares mereciam o apuramento, mas infelizmente são os golos que contam e o Desportivo marcou mais e garantiu o acesso à final, que será disputada com o SC Braga.
Jogo realizado no Pavilhão Municipal de Vizela, em Vizela.

DJ ANTUNES: Vasco, Ricardo, Vitinha (cap.), Pedro Jaga e Sá. Suplentes: Pedro Abreu, Diogo, Cueca, Zé Sapo, André, Rui Silva e Reinaldo. Treinador: António Cunha.

NUN’ÁLVARES: Carvalho, Hugo Lemos, Diogo Rafael, Luís Paulo e Xavi. Suplentes: Nuno (gr), Chico, João Pedro, Carlos, João André, Tomás e Marco. Treinador: José Magalhães/Luís Barros.

Marcador: Pedro Abreu, 18’, Vitinha, 28’, Reinaldo, 36’, 62’ e 67’, Sá, 65’ e Cueca, 72’; Diogo Rafael, 19’ 22’, 66’ e 73’ e Luís Paulo, 30’.
.

Sem comentários: