.

.
.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

1.ª Div. AF Braga: OFC Antime, 0 - GD Silvares, 0


Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes 

Este dérbi foi comprado nos "chineses"

- Apenas um cartão amarelo e sem casos

Quem estivesse a passar e não soubesse, não diria que Antime e Silvares estavam a disputar um dérbi, entre duas equipas da frente da classificação que terminaram a contenda da mesma forma como começaram, com um empate sem golos. Só faltaram os foguetes a confirmar que era dia de festa e havia um pacto de não agressão. Na verdade o dérbi foi brando demais para ser verdade, teve apenas um cartão amarelo aos 65 minutos, o trio de arbitragem esteve irrepreensível, ninguém se chateou, ninguém mandou bocas e no fim só faltou andar aos beijos, porque abraços ainda se viram alguns. 

Já não havia memória de um dérbi tão mansinho, até parecia falsificado. Só mais um pormenor: este dérbi tinha mais adeptos de Silvares que do Antime, os restantes eram curiosos que foram ver o dérbi. Aliás, nem na bancada se ouviram as habituais bocas na praxe. Este dérbi não foi genuíno, parece ter sido comprado nos chineses. Não é alheio a isso o facto das duas equipas serem compostas na sua maioria por jogadores que não são de Fafe.         

Em termos futebolísticos o espectáculo foi paupérrimo. Aliás quase que os dois guarda-redes podiam ter ido às compras que quando voltassem certamente que não havia golos em qualquer baliza. Nenhum deles foi obrigado a uma intervenção digna desse nome. Das poucas vezes que os avançados remataram à baliza ou atiraram ao lado ou foi demasiado fácil para os dois guardiões. Não fosse o sol que aparecia de quando em vez e talvez ficassem cheios de tédio por estarem neste jogo.

Entrou melhor o Antime na partida com Brokinha muito activo na direita. Cruzou aos três minutos para ver Jonas a atirar de cabeça ao lado. Aos nove minutos voltou a cruzar mas nem Jonas nem André chegaram a tempo de emendar. Aos 10, Patocas isolou Brokinha mas Pinto desarmou-o na hora do remate.

O Silvares céu sinal de vida aos 12 minutos, num remate de Gomes de fora da área a sair muito por cima. Aos 14 minutos foi André a cabecear, ao segundo poste, errando o alvo após livre de Jonas na direita. O mesmo Jona cobrou um livre descaído na esquerda que saiu contra a barreira e acabou por dar canto. Na sequência do canto o próprio Jonas atiraria ao lado da baliza de Bruno.

A partir dos vinte minutos o Silvares equilibrou e aos poucos foi-se aproximando da baliza de Cura. Aos 21, livre descaído na esquerda de João, marcado para a área, André cortou nas alturas, a bola subiu ainda mais e Cura foi ao 2.º andar buscá-la e evitar qualquer perigo.

Com o Silvares a subir no terreno o Antime tinha menos espaço para sair a jogar e cometeu dois erros defensivos que lhe podiam ter custado caro, apesar de o perigo vir a ser anulado a tempo de evitar males maiores.

O Antime voltou a mostrar-se aos 80 minutos, na sequência de um canto de Jonas que Oliveira, ao segundo poste, atirou, de cabeça, por cima da barra.

O Silvares tinha acabado a primeira parte a circular bem a bola e começou a segunda a fazer o mesmo. Aliás, a equipa de Pacheco acabou por ter mais posse de bola no jogo.

O Silvares instalou-se no meio campo do Antime até aos 63 minutos mas sem criar perigo. Logo depois disso, a bola chegou a Brokinha que teve um remate repentino que saiu um pouco ao lado da baliza.

Aos 80 minutos surgiu uma boa situação para o Silvares, com César a cruzar e Leo, na área a colocar bem a bola para a baliza mas Paulão estava no caminho da mesma e afastou o perigo. Aos 84 o mesmo César fez a bola viajar de um lado ao outro do campo, passando pela frente da baliza sem qualquer intervenção dos colegas.

Aos 86 minutos, Pintassilgo cobrou um livre junto à porta dos balneários velhos do Antime, a bola chegou ao segundo poste, onde Oliveira, solto, podia ter feito o golo mas atirou ao lado.

Até final, incluindo os três minutos de compensação, nada de relevo a registar neste jogo em que as duas equipas fafenses, pelas suas aspirações, saíram a perder, com o Silvares a levar vantagem pois venceu o jogo da primeira volta em casa e empatou no terreno do adversário. Aliás Vítor Pacheco ainda não perdeu com a sua antiga equipa para o campeonato.  

Jogo realizado no Parque de Jogos de Antime.

Árbitro: Augusto Silva, auxiliado por Pedro Silva e Pedro Morais

OFC ANTIME: Cura; Vitinha (Pintassilgo, 76), Oliveira, Paulão, Milton, Cristovão, Luís Coelho (Vasco, 66), Patocas, Jonas (Celso, 79), Brokinha e André. Treinador, Francisco Castro.

GD SILVARES: Bruno; João, César, João Pedro, Gomes, Gustavo (Coleho, 79), Pinto, Salgado, Ibrahima, Hugo (Teles, 69) e Nano (Leo, 46). Treinador, Vítor Pacheco.

Discilpina: Amarelo: Paulão, 65. 

VEJA AS FOTOS DO DÉRBI: aqui
.

Sem comentários: