.

.
.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Atletismo: Cátia Mendes recebeu louvor da CM Fafe

Texto: CMF / Foto (arquivo): DR 
.
Reconhecimento de mérito
.
Por proposta do Vereador do Desporto, Pompeu Martins, a Câmara Municipal de Fafe deliberou aprovar um voto de louvor à atleta fafense Cátia Mendes, pelos mais recentes resultados desportivos alcançados.
.
Na verdade, a jovem atleta, que compete no Grupo Desportivo Unidos do Cano, de Guimarães, sagrou-se campeã nacional de 1500 metros de pista ao livre, no campeonato nacional de juvenis, que se realizou nos dias 30 de junho e 1 de julho, em Abrantes.
.
Antes disso, a 7 de junho, havia participado na Taça da Europa de Montanha, na Turquia, na categoria de juniores, onde obteve a 13ª posição na sua categoria, sagrando-se a melhor atleta portuguesa em prova.
.

Camara Municipal aprovou subsídios para as colectividades

Texto: CMF
.
12 mil euros para a Associação de Futsal de Fafe
.
Por proposta do Vereador da Cultura, Desporto e Juventude, Pompeu Miguel Martins, a Câmara Municipal de Fafe deliberou, por unanimidade, aprovar subsídios ordinários a associações culturais e desportivas do concelho para o ano de 2012.
.
São apoiadas, genericamente, as associações legalmente existentes e em atividade, não tendo fins lucrativos e tendo a sua situação regularizada perante a administração fiscal e a segurança social, em matéria de impostos, contribuições e reembolsos.
.
Na área cultural, são contempladas duas dezenas de coletividades, com valores que oscilam entre os 5250 euros e os 500 euros. O valor total ascende a 28 900 euros.
.
Na área desportiva, é subsidiada a atividade desportiva da Associação de Futsal de Fafe (12 000 euros), Equipa de Sonho – Associação Cultural e Recreativa de Fafe (300 euros) e Associação de Futebol Popular de Fafe (4 000 euros), pela organização do torneio de futsal feminino.
.
Do mesmo modo, o Executivo deliberou aprovar a atribuição de 250 euros a cada uma das 40 equipas participantes no XXVI Torneio de Futebol Juvenil e no XI Torneio de Futsal Juvenil Feminino, de acordo com o regulamento, e ainda 500 euros ao Grupo Desportivo de Golães, 400 euros ao Grupo Cultural e Desportivo de Regadas e 100 euros à Associação Desportiva de Fafe, pela utilização dos seus campos. Pelas arbitragens, num total de 120 jogos, foi decidido atribuir 2580 euros ao Núcleo de Árbitros de Futebol de Fafe.
.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Futsal: Fafenses jogaram na liga Microbasto

Equipa da 3G foi a campeã
Texto: Vera Gonçalves / Fotos: Nicolar Bacelar
.
Vitória de terceira geração
.
- Fafenses das Jovens de Ribas ficaram em 2.º   
.
- Fafense Pisco foi a melhor marcadora do Torneio
.
Terminou no passado dia 28 de Julho a Liga Feminina Microbasto um evento desportivo marcante em Celorico de Basto que teve início a 2 de Junho nos polidesportivos espalhados pelo concelho e foi organizado pela Associação de Futsal de Celorico de Basto com o apoio da Câmara Municipal daquela localidade, da Microbasto, do Super Viva, da Rádio Região de Basto, da Webtour, e do Paulo Lopes Tranquilidade Seguros.
Jovens de Ribas (com algumas fafenses )
ficou em 2.º
A final teve lugar no Polidesportivo da Vila entre as equipas Jovens de Ribas e 3G. A equipa vencedora foi a 3G que na final derrotou as Jovens de Ribas por 1-3.
Para além do 1º lugar a equipa 3G amealhou a taça fair-play e foi na equipa das Jovens de Ribas que se encontrou a melhor marcadora do torneio, Raquel Silva  (Pisco) com 27 golos em 10 jogos.
Pisco voltou a ser a "matadora"
Nesta competição participaram algumas atletas de Fafe que representaram várias equipas. Assim, na equipa Jovens de Ribas jogaram as atletas Verinha, Mariana, Ju, Cindy e Pisco, todas atletas do Grupo Nun'Álvares. A equipa de Fervença também tinha atletas de Fafe que na época passada jogaram nas equipas do Regadas e do Golães.
A formação do Canedense tinha duas jogadoras que representam o grupo Nun' Álvares, mas que não são fafenses, Lúcia e Maria
.

GD Travassós: Captações para Escolinhas


.

.

Toneio de Futsal do Vasco da Gama: Resultados / Classificação


.

.

Super Taça de Andebol joga-se em Fafe

Multiusos de Fafe vai voltar a
ser palco de uma grande competição
Texto e foto (arquivo): João Carlos Lopes

Mais uma grande competição em Fafe  

A supertaça nacional de Andebol vai jogar-se em Fafe nos dias 31 de agosto e dois de Setembro. A 31 de Agosto, uma sexta-feira, realizam-se os jogos Benfica-FC Porto, às 18 horas e  Sporting-Madeira SAD, às 20 horas, nos respectivos jogos das meias-finais, conforme sorteio realizado no Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.

No Domingo, dia 2 de Setembro, às 17 horas, será realizado o jogo da final, mas antes, às 14:30 horas será disputado o jogo do 3.º e 4.º lugares.

Mais uma grande competição que se efectuará em Fafe e que certamente contará com muito público, como tem sido apanágio noutras competições do género.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Futsal: Juniores do Nun'Alvares com mexidas

Texto: Ricardo Castro / Foto: GNA/DR
.
Algumas saídas cruciais
.
Depois da última época, em que se acabou por se apresentar a um bom nível no escalão, a equipa de Juniores do Nun’Álvares parece estar sujeita a algumas mudanças no seu plantel para 2012/2013.
Dos 15 elementos de 2011/2012, confirmada está a saída do pivô David, que após um ano ao serviço do clube é forçado a sair devido à idade que já não o permitirá dar o contributo à equipa. Quanto ao fixo Zé Guilherme, peça importante na equipa e um dos mais utilizados na época transata, também estará de saída, a caminho da Universidade, o que é motivo de sobra para que dificulte a sua permanência. Além destes, dúvidas existirão ainda quanto à continuidade de outro fixo da equipa, Hugo Lemos, bem como do  ala Lucas.
Certa parece estar a continuidade dos dois guarda-redes, Nuno e Luís Pires, além do fixo Tomás e João Pedro, do fixo/ala Carlos e dos ala Zé Miguel, Diogo Rafael, João André, Luís Paulo e do ala/pivô Chico Sousa e do pivô Xavi. Contudo, destes 11 que à partida serão condestáveis por mais um ano, podem ainda haver mexidas. 
No sentido oposto a saídas, não se vislumbram ainda rumores de quaisquer atletas que possam reforçar o Nun’Álvares para a próxima época, sendo certo que a equipe técnica, que à partida será constituída por José Magalhães e Luís Barros e pelo adjunto Barbosa, gostaria de colmatar, com qualidade, as saídas que se verificarão no plantel.
A pré-época começa apenas em Setembro, ao que tudo indica no dia 3, com a época oficial a arrancar no início de Outubro.
.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Centro Budo de Fafe - Karate sem fronteiras


.
Texto e foto: CBF
Selecionador de França esteve em Fafe
O Centro Budo teve o prazer e o privilégio de no dia 24 de Julho, receber nas suas instalações o Sensei Thierry Legros, 4º Dan de Karate da Japan Karate Association (JKA) e atual selecionador de França de Kumite (combate) desta associação de karate.
Encontrando-se de férias em Portugal e sendo amigo do Centro Budo, o Sensei Thierry presenteou este clube com um fantástico treino de Karate, partilhando com prazer os seus vastos conhecimentos sobre esta arte milenar. Foi, mais uma vez, uma experiência enriquecedora que os praticantes do Centro Budo e da Associação de Karate de Felgueiras tiveram a oportunidade de viver.
Neste treino o Centro Budo contou igualmente com a presença de um outro amigo e histórico Karateca Nacional, Sensei António Silva da cidade de Guimarães, 6º Dan de Karate, da Japan Karate Shoto Federation (JKS).
O Centro Budo continua, assim, em contínua e permanente aprendizagem, promovendo estes treinos no sentido dos seus praticantes poderem crescer enquanto karatecas.
.

Caminhada Solidária em Fafe: Flauta Partida - Mãos dadas por Moçambique

.
CAMINHADA SOLIDÁRIA

Flauta Partida

Mãos dadas por Moçambique

05/agosto/2012 – Fafe


Venha divertir-se caminhando saudavelmente e ao participar, está a contribuir para uma causa nobre, um projecto de solidariedade e Voluntariado que os Escuteiros de Fafe e Vieira do Minho vão realizar em Gurué – Moçambique.


* * *

Data: 05 de agosto de 2012, domingo
.
09:30 horas: Abertura do Secretariado na Praça 25 de Abril (Fafe)
.
10:00 horas: Início da Caminhada
.
13:00 horas: Previsão da chegada da Caminhada
.
Distância a percorrer: cerca de 7 km
.
Grau de dificuldade: Fácil
.
Inscrição no local: 5 flautas
.
Oferta: surpresas e muita animação

Não esquecer:
.
· Calçado cómodo e já habituado ao pé

· Chapéu ou boné, roupa adequada ao estado do tempo

· Uma pequena mochila com farnel (sandes, sumos, chocolate, fruta e água)

· A máquina fotográfica, para mais tarde recordar...
.
 Participe!

Informações e inscrições através dos Restauradores da Granja:

- Florêncio Costa – 938 972 592

 Organização:

- Projeto “Flauta Partida – Mão dadas por Moçambique”


Colaboração:

- Câmara Municipal de Fafe

- Restauradores da Granja (Fafe) – Secção de Pedestrianismo

- Núcleo de Escuteiros de Fafe

- Núcleo de Escuteiros de Vieira do Minho

- Atriumemoria – Assoc.de Património Cultural http://atriumfafe.blogspot.pt/

.

8.º Torneio de Futsal de Marinhão: Resultados/Classificação Grupo B

.

.
.

8.º Torneio de Futsal de Marinhão: Resultados/Classificação Grupo A

.
.

terça-feira, 24 de julho de 2012

II Passeio de Bicicletas Antigas de Fafe

Texto: RG
.
19 de agosto de 2012
.
Fafe – terra de ciclistas
.
Os Restauradores da Granja promovem no próximo dia 19 de Agosto de 2012 (domingo), um passeio de bicicletas antigas, com o objectivo de levar a passear as bicicletas antigas, que se encontram guardadas há muitos anos.
.
Não deixe em casa a sua bicicleta antiga! Leve-a a passear!
.
Programa:

.
09:30 h: Concentração na Praça 25 de Abril

.
09:50 h: Início do Passeio

.
10:00 h: Visita ao Teatro Cinema de Fafe

.
10:30 h: Visita ao Museu Regional do Automóvel

.
11:00 h: Passeio pela Pista de Cicloturismo de Fafe

.
13:00 h: Pic-nic (cada participante é responsável pelo seu)

.
Inscrição: Grátis.

.
Obs.: Traga um traje que se identifique com a época da sua bicicleta.

.
Aviso: Passeio informal sem seguro – cada CICLISTA é responsável por si e pelos seus atos.

.
Mais informações e inscrições:  939 253 143 - Américo Lapa  / 963 215 968 - Nelo Lobo / restauradoresdagranja@gmail.com  / http://www.restauradoresgranja.com/

.
Organização: - Restauradores da Granja – Fafe

.
Apoios: Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Junta de Freguesia de Fafe, Jornal “Notícias de Fafe”, Jornal “Povo de Fafe”, Montelongo Desportivo.
.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

AD Fafe abriu a oficina e já trabalha


Inicio de Epoca 12/13 ADFafe

Texto: João Carlos Lopes  / Foto: AD Fafe

.

"Vamos ser os campeões da ambição"

.
A AD Fafe abriu a oficina para a época 2012/2013 e desde logo se ficou a saber que todos os jogos de preparação irão ser feitos todos na condição de visitante devido á substituição do relvado do Parque Municipal de Desportos. Também o jogo de apresentação aos associados está condicionado, pelo que não é líquido que se vá fazer, estando a ser, contudo, estudada a hipótese de o mesmo se vir a efectuar. O plantel é cosntituído por 20 atletas.
No que respeita ao plantel para além dos nomes que fomos anunciando no Montelongo Desportivo não hou mais nenhuma novidade, pelo que são seis os reforços para a presente temporada.
.
Agostinho Bento e os seus pares da equipa técnica é que não perderam tempo e a equipa já treinou no piso sintético do campo n.º 2, com excepção do avançado Traquina que esteve ausente por motivos pessoais e do conhecimento da Direcção do Clube.
.
A AD Fafe apresenta-se ambiciosa para a presente temporada e ainda que a Direcção não exija nada de especial, Agostinho Bento salientou que a equipa reduziu em 20 por cento o orçamento e que procuraram ligar mais o clube à terra e por isso mesmo mais de metade do plantel é de jogadores naturais de Fafe ou que fizeram a formação no Clube e vão ter juniores a trabalhar com os séniores.  
.
O treinador disse ainda que "vão com certeza ser campeões da ambição, apesar de haver plantéis mais bem estruturados que o Fafe. Temos um campeonato completamente diferente dos  anos anteriores, com sete ou oito equipas diferentes. Acredito que se mantivermos a mesma ambição dos anos anteriores e conseguirmos elevar um pouco o rendimento podemos fazer coisas um campeonato muito engraçado e ser mais uma vez uma surpresa. Mas também sei que as dificuldades vão aumentar e podemos até passar dificuldades. Mas acima de tudo vamos tentar fazer um campeonato tranquilo. Não fujo à responsabilidade, o Fafe será sempre um adversário a ter em conta e vamos jogar fora e em casa sempre para ganhar. Para mim qualquer derrota será sempre má. O que os adversários têm dito tem a ver o que nós temos feito nos últimos anos. Perdemos alguns jogadores importantes na equipa para a II Liga que nos vão fazer muita falta. Espero que os reforços colmatem as suas saídas. Se os adversários acham que somos favoritos é bom sinal, é sinal que nos respeitam. Se estou a dizer que quero ganhar todos os jogos é lógico que quero ficar no primeiro lugar. Mas tenho noção que não nos foi pedido e que não somos os favoritos.

 
PLANTEL DA AD FAFE PARA A ÉPOCA 2012/2013
.
Guarda-Redes – Pedro Freitas e Marçal (Ex – Júnior A. D. Fafe).
.
Defesas: Carneiro, Miguel Mendes, Xavi, Zé Manel, Primo, Mike e Pedro Castro.
.
Médios: João Nogueira, Zé Brochado, Tiago André (Ex – F. C. Tirsense), Bruno
Monteiro (Ex – F. C. Tirsense), André e Silvestre (Ex – C. F. União da Madeira).
.
Avançados: João Miguel, Badará (Ex – S. C. Melgacense), Traquina (Ex – Sertanense F. C.), Filipe e Ferrinho.
.
Equipa Técnica: Agostinho Bento (Treinador Principal), Prof. Frederico Ricardo (Treinador-Adjunto) e Ricardo Ferreira (Treinador-Adjunto dos Guarda-Redes).
Departamento de Futebol – Vítor Peixoto e Hernâni Castro
.
Equipa Médica: Dr. Pedro Seabra (Médico), Rui Carvalho (Fisioterapeuta) e Tiago Pereira (Enfermeiro).
.
Técnico de Equipamentos: Custódio Cardoso
.
Jogos de Preparação:
.
28/07/2012 – Adversário a confirmar – A. D. FAFE – 10h00
.
01/08/2012 – G. D. Serzedelo – A. D. FAFE – 19h00
.
04/08/2012 – S. C. Maria da Fonte – A. D. FAFE – 10h30
.
08/08/2012 – A. D. Lousada – A. D. FAFE – 18h00
.
10,11 e 12/08/2012 – “Torneio de Felgueiras” com a participação C. A.
Felgueiras, Amarante F. C., A. D. Oliveirense e AD FAFE
.
15/08/2012 – Leça F. C. – A. D. FAFE – 19h00
.
18/08/2012 – Aliados F. C. (Lordelo) – A. D. FAFE – 17h00
.

domingo, 22 de julho de 2012

Título do Nun’Álvares Futsal Cup Juvenil ficou em casa

Texto e fotos: João carlos Lopes


É um prazer ver tantas miúdas a jogar

As meninas do Grupo Nun’Álvares foram as brilhantes vencedoras do Torneio de Futsal organizado elas alvarinhas, tendo passeado a sua classe perante as adversárias que tudo fizeram para contrariar o seu favoritismo.
No derradeiro jogo alvarinhas venceram a equipa do Vasco da Gama por 7-0 mas as vascaínas, ainda que em raras ocasiões, também tiveram oportunidade de obter o seu golo de honra.
No jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares a equipa do Sol Poente venceu a do Ardegão/S. Clemente mas só através das grandes penalidades, uma vez que não se registaram golos nos quatro períodos de 7 minutos do jogo.
A organização esteve a cargo da Secção de Futsal do Grupo Nun’Álvares e desta vez com uma atitude altruísta já que não cobraram qualquer preço para inscrição no torneio, disponibilizando todos os meios para que as miúdas de palmo e meio pudessem ter mais um dia de intensa competição nas suas vidas. É verdade que algumas delas chegaram ao final do dia exaustas de tantos jogos mas visivelmente satisfeitas por ter feito parte de mais uma jornada desportiva em que o respeito mútuo foi uma constante, o que não impediu nem obstou à vertente competitiva.
A organização entregou troféus às três primeiras equipas e o torneio terminou em amena confraternização entre todas as participantes. Está de parabéns a organização e os dirigentes e treinadores das equipas participantes por se disponibilizarem a apoiar uma causa como esta ao proporcionar a prática de uma modalidade a tantas crianças, algumas ainda muito novas, diversificando a oferta em termos desportivos e desmistificando que o futebol e o futsal não é só para homens. Bastava vê-las a jogar com empenho e alegria.   
CLASSIFICAÇÃO
1.º - Nun' Álvares
2.º - Vasco da Gama
3.º - Sol Poente
4.º - Ardegão/S. Clemente
5.º - Golães
.

Padarias Silva/Churrasqueira A Desportiva vence Torneio de Fut 7 do Arões SC


Texto e fotos: João Carlos Lopes


Uma final bem alimentada   
Perante uma bancada quase repleta, a equipa das Padarias Silva/Churrasqueira A Desportiva venceu a equipa do Vidany na final por 4-2 e sagrou-se campeão do II Torneio de Futebol de 7 do Arões Sport Clube, competição que decorreu durante os meses de Junho e Julho.
No jogo da final a equipa do Vidany colocou-se em vantagem aos seis minutos de jogo com um golo de Bruno Faria na conversão de um livre. O mesmo jogador, em lance idêntico viria a acertar no poste aos 11 minutos.
Tiago Ribeiro saltou do banco para fazer o golo da igualdade ao emendar uma bola, à boca da baliza na sequência de um livre, aos 13 minutos.
A equipa das Padarias Silva passou para a frente no marcador, aos 16 minutos, com um golo de Tiago Nogueira, num potente remate cruzado, com a bola a sair por um dos buracos da rede que estava furada.
A equipa do Vidany não se deu por vencida e aos 20 minutos Cardoso enviou uma bola á trave.
No segundo tempo, aos 5 minutos, foi mesmo Cardoso a fazer o golo da igualdade de pois de ter enviado uma bola ao poste e de esta ter sido retirada sobre a linha de golo, o antigo jogador do Arões apareceu para confirmar o golo.
Aos oito minutos, Fernando Oliveira voltou a por as Padarias no comando ao cobrar um livre directo, tendo beneficiado de um desvio que enganou o guarda-redes.
O 4-2 foi obtido aos dez minutos, com Mike a fazer uso do seu potente pé esquerdo e a cobrar de forma exímia um livre directo, fazendo um grande golo.
Ante da final tinha-se jogado a partida que atribuía o último lugar no pódio tendo os Amigos ST vencido a formação da Castimoda por 3-1.
No final foram entregues os prémios aos vencedores e também os de presença. Depois do vencedor o maior destaque vai para a equipa dos “Nanás” que venceu a taça fair-play, dando o exemplo dentro de campo, apesar de algumas goleadas, o que só enaltece o desporto.
Nos troféus individuais O melhor marcador foi Tiago Nogueira, da equipa Padarias Silva/Churrasqueira A Desportiva, com 15 golos marcados. Já o melhor guarda-redes foi Tiago Martins da equipa Amigos Unidos ST, com 14 golos sofridos.
.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ibrahima (ex-Arões) assinou pelo GD Silvares


Texto: João Carlos Lopes / Foto: Rui Silva
.
Qualidade e atitude  
.
O médio, de origem senegalesa, Ibrahima, que actuava desde 2007/2008, no Arões Sport Clube é a última contratação conhecida do Grupo Desportivo de Silvares, para a temporada 2012/2013.
Com 31 anos, o jogador que tinha chegado a Arões proveniente do GD Serzedelo, é uma mais valia para a formação de Vítor Pacheco, porquanto é um jogador experiente e esteve ligado às campanhas douradas dos aronenses, nos últimos anos.  
Ibrahima é um pulmão no meio campo que luta até à última gota de suor pelos objectivos das equipas que representa pelo que trás mais qualidade e atitude ao meio campo dos silvarenses.
.

Captações no GD Travassós para a equipa de Juniores

.
.

Futsal Cup Juvenil é já este Sábado

Texto: João Carlos Lopes
.
O futsal do futuro vê-se neste torneio
.
O Grupo Nun’Álvares organiza este Sábado, 21 de Julho, uma competição de Futsal destinada a jovens jogadoras a realizar no seu Pavilhão, com início marcado para as 9 horas.
É mais um esforço no de todo o Futsal do Nun’Álvares para proporcionar a competição a jovens atletas, nomeadamente o na modalidade de Futsal, ocupando-lhe os tempos livres, deixando-as recriar-se com a bola. 
A maioria das atletas que vão participar neste Nun’Álvares Futsal Cup Feminino Juvenil já participaram no XI Torneio Juvenil de Futsal Feminino de Fafe durante os meses de Junho e Julho.
A idade limite para estas atletas é os catorze anos e em disputa vão estar troféus para as três equipas melhor classificadas. Podemos ver evoluir no piso nunalvarista as esquipas do Golães, Ardegão/S. Clemente, Vasco da Gama de Medelo, Sol Poente e Nun’Alvares.
O jogo que decidirá a equipa campeã está marcado para as 17:40 e a entrega de prémios será feita logo a seguir.
.

Pedro Pinto (ex-Merelinense) é reforço do Arões SC

Texto: João Carlos Lopes / Foto: Zerozero
.
Oitavo reforço é medio experiente 
.
O Médio Pedro Pinto, jogador de 30 anos, que na última temporada representou o Merelinense na 2.ª Divisão Nacional, é o último reforço conhecido do Arões Sport Clube para a temporada 2012/2013.
.
O experiente jogador já representou o S. Romão, Polvoreira, Os Sandinenses, GD Jone, FC Tirsense e finalmente o Merelinense e é mais um para acrescentar experiência à equipa comandada por César Salustiano.
.
Este vimaranense é o oitavo reforço do Arões, equipa que procura um lugar ao sol na transição que se vai verificar no futebol distrital na próxima temporada com a abolição da 3.ª Divisão nacional.
. 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Veteranos UD Fafe A60 conviveram em Gondiães



Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
Alegria e descontração
.
Os Veteranos da UD Fafe A60 voltaram a escolher a Praia Fluvial de  Gondiães, em Cabeceiras de Basto para efectuar o seu convívio e pic-nick anual, o qual é partilhado com os familiares dos atletas e de toda a estrutura desta prestigiada colectividade fafense.
Foi um dia inteiro junto da natureza em que a boa disposição foi uma constante e o intercâmbio entre familiares o estandarte de uma amizade saudável.

Os veteranos, desta vez foram surpreendidos pelas veteranas (esposas) que lhes preparam alguns desafios, aos quais os mesmos corresponderam com todo o fair-play e boa disposição, proporcionando momentos únicos de grande descontracção.
As águas calmas e reconfortantes do rio serviram para lavar algumas almas e até para alguns mergulhos mal dados pela má escolha da torrinha para efectuar essas acrobáticas habilidades.

Mais uma vez a animação espontânea e voluntária esteve a cargo de Avelino Carneiro, o verdadeiro “entretainer”, dono de um cardápio de palavras bem encadeadas que levam toda a gente a rir até à exaustão, pois o homem não dá descanso aos maxilares. É aquilo a que se chama o verdadeiro artista.

Em Gondiães os veteranos fafenses sentiram-se totalmente à vontade e usufruíram das excelentes condições que aquela estância de montanha proporciona a quem a visita. Não faltou comida, bebida e doçaria das mais diversas qualidades. Não faltou alegria, boa disposição, nem momentos de verdadeira camaradagem, o que aliás faz destes veteranos uma das equipas mais requisitadas para jogos convívio de futebol, no Norte do País.
.

10 anos volvidos da Rota do Maroiço



Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
Encantos naturais
.
Mais de meia centena de pedestrianistas compareceram à chamada para comemorar os dez anos volvidos sobre a inauguração da Rota do Maroiço, o primeiro de onze percursos marcados no Concelho de Fafe e, também por isso, rodeado de um sentimentalismo especial com o mesmo encanto da primeira vez.
.
Para uma boa parte dos caminheiros repetir os 22 km desta rota foi reviver momentos únicos e revisitar paisagens que só este trajecto de montanha proporciona. Mas muitos outros, na sua maioria, fizeram-no pela primeira vez e avaliar pelos seus constantes desabafos ficaram deslumbrados e saciados, apesar do grau de dificuldade do percurso não ser média/alta.
.A Rota do Maroiço é rica em património natural, pela riqueza dos caminhos ladeados de árvores onde sobressai o carvalho, pelo verde dos campos em socalco, pela riqueza da água nos vales, pela paisagem a perder de vista nos pontos mais altos e pelos momentos únicos e relaxantes que o melhor miradouro de Fafe, a Lage Branca, proporciona. Para trás ficaram Monte e Casal de Estime, onde as construções antigas coabitam com as modernas.
.
O Maroiço situa-se a uma altitude de 847 metros acima do nível médio das águas do mar mas é um pouco mais à frente, na Lage Branca que o deslumbramento é total ao avistar-se um encandear de serras onde sobressai a da Cabreira e Gerês. Mesmo à chegada a este mítico local ali a poucos metros de distância da vista, cerca de duas dezenas de cavalos selvagens, com as respectivas crias a encantarem pela sua sobrevivência.
Seguiu-se a descida até Luílhas, um núcleo rural de grande singularidade, seguindo depois para Argande por caminhos de cabras até se chegar a Queimadela, sempre a serpentear até se passar por cima do Rio Vizela.
.
Na parte final da caminhada, toda a imponência da recuperada aldeia do Pontido, da sua beleza natural, do cantar das águas do Rio Vizela, das ruas limpas, da vegetação frondosa e da vitalidade que a mesma ganhou depois de recuperada. Uma viagem no tempo, entre o passado e o futuro sempre no presente.
.
Praticamente encostados à margem da barragem, a qual foram contornando os caminheiros chegaram ao destino desta viagem de circum-navegação pedestre.
.
Já dentro do parque de Campismo da Barragem de Queimadela, o merecido descanso e o retemperar de forças com as saborosas bifanas da Dona Rosa Lobo e do farnel de cada um que foi partilhado por todos.
.
Houve lugar ainda a três merecidas homenagens pelo seu contributo, ao longo dos anos, à Secção de Montanhismo dos Restauradores da Granja. António Pimenta, Humberto Matos e António Queirós Cruz, receberam uma lembrança especial pelos bons serviços prestados, nomeadamente no reconhecimento e marcação de percursos.
.
Houve ainda tempo para jogos tradicionais e momentos musicais, estes através dos Gaiteiros de Santo Tirso, que já tinham actuado no Maroiço, onde os caminheiros almoçaram e ainda da jovem cantora fafense, Sara Margarida, que cantou algumas canções para os presentes, fazendo-se acompanhar da sua viola.   
De salientar que alguns estrangeiros que se encontravam instalados no funcional Parque de Campismo da Barragem de Queimadela se juntaram à festa, comeram bifanas, saborearam a sopa portuguesa e participaram nos jogos tradicionais, mostrando sempre grande entusiasmo deixando transpirar a alegria.
.

Óscar (ex-Vilarinho) assinou pelo GD Travassós

Texto e foto: João Carlos Lopes

Regresso a um clube de Fafe

Depois de muitas épocas a representar clubes da Associação de Futebol de Vila Real, o médio Óscar Barros, está de regresso a um clube fafense para jogar na Divisão de Honra da AF de Braga ao serviço do GD Travassós.

Aos 29 anos o jogador transfere-se do Vilarinho FC para a equipa fafense. Para trás ficam quatro grandes temporadas aos serviço do Atei, onde tinha o estatuto de capitão e brilhou ao mais alto nível. De salientar que o jogador, em Fafe, tinha representado a ACD Pica, o que fez por duas temporadas, após ter terminado a sua formação na AD Fafe.

Trata-se de um jogador com muita experiência e bom sentido posicional no terreno, dono de um remate potente e um exímio marcador de bolas paradas, sendo um dos pouco elementos de Fafe que o plantel do GD Travassós vai ter na temporada 2012/2013.
.

Natação: ADF esteve nos Regionais por Grupos de Idades

Texto e foto: ADF Natação


O maior desafio da época
.
Foi neste fim-de-semana, que os nadadores Associação Desportiva de Fafe (ADF) enfrentaram o seu maior desafio da época, os Campeonatos Regionais de Grupos de Idades. O espetacular Complexo de Piscinas do Clube Fluvial Portuense recebeu esta prova em três longas jornadas de natação. Estiveram em competição os melhores nadadores entre os quais se encontravam os 17 nadadores da ADF: David Bessa, Francisca Carvalho, Leonor Costa, Simão Ferreira, Joel Magalhães, Beatriz Oliveira, Ruben Silva, Francisco Steinmaier, Beatriz Lopes, Romeu Fernandes, João Freitas, João Peixoto, Margarida Leite, Rui Martins, Tânia Meireles, Beatriz Alves e Rui Pinto. O comportamento desportivo dos atletas foi de excelência, com a obtenção de marcas bastante interessantes e alguns registos técnicos importantes.

A ADF, logo nas primeiras braçadas, foi umas das equipas em destaque, terminado o primeiro dia com 4 vitórias, Rui Martins nos 200m Livres e nos 100m Costas, Beatriz Oliveira nos 100m Mariposa e a estafeta Cadetes B constituída por Rui Martins, João Peixoto, João Freitas e Romeu Fernandes também obteve o 1º lugar nos 4x100m livres, o dia só não terminou perfeito porque a estafeta dos 4x100m estilos masculinos depois de vencer a prova com mais de meia piscina de avanço para o 2º classificado, recebeu a triste notícia que teria sido desqualificada por um erro num gesto técnico numa viragem, que para todos pareceu injusta.

Como ponto alto sobressaíram os 5 campeões regionais, as 24 classificações entre os 10 primeiros lugares e um sem número de recordes pessoais.

A época termina assim em grande, mas a vida deste grupo de nadadores é isto mesmo, aprender, testar, competir e por fim repetir tudo de novo ano após anos para que cada vez sejam melhores.
.